NR-18 é atualizada pelo Ministério do Trabalho

A Construção Civil é uma das áreas que mais abrange trabalho em altura. Há atividades em escadas, andaimes, plataformas elevadas, etc. Diariamente ocorrem quedas, lesões, ferimentos e resulta no afastamento e até morte de muitos trabalhadores. Em abril o Ministério do Trabalho fez alterações na NR-18 com o objetivo de diminuir esses riscos e consequentemente os acidentes.

Uma das principais alterações está relacionada a instalações elétricas provisórias que feitas de qualquer maneira provocam choques, descarga elétrica, soterramentos e outros acidentes de grandes proporções. O Ministério do Trabalho enfatiza nesse novo texto a implantação do dispositivo Diferencial Residual (DR) em todas as obras conforme já orientado pela NR-10.

Dispositivo diferencial residual

De acordo com Jomar Sousa Ferreira Lima, auditor-fiscal do Trabalho no Pará "Essa alteração é um ganho para o trabalhador, pois torna o texto mais atualizado e de acordo com o atual cenário. Um dos destaques está na obrigatoriedade da instalação do dispositivo diferencial residual (DR) nas obras, já previsto na NR 10, mas que agora passa a ser obrigatório para a indústria da construção civil. Essa modificação será uma forte aliada na diminuição dos acidentes de trabalho".

É importante ressaltar que essa alteração na NR-18 já faz parte da CANPAT (Campanha para Prevenção de Acidentes de Trabalho) sendo assim, o canteiro de obras trabalhador deve ser reformulado e estar de acordo com as mudanças. O trabalhador por sua vez deverá receber treinamento sobre essas mudanças.

Cada mudança nas Normas Regulamentadoras tem como objetivo principal promover um ambiente mais seguro e livre de riscos para o trabalhador. Independente do tamanho da obra a empresa deverá investir nessas melhorias e no preparo de seus funcionários.

Essa iniciativa do Ministério do Trabalho (CANPAT) começou em abril e segue até o mês de novembro. Durante esse período poderão ser feitas ações em conjunto com a CIPA, com o Técnico de Segurança do Trabalho, e desenvolvimento de medidas que torne o canteiro de obras mais seguro.

Para mais informações sobre o curso de NR-18, dúvidas ou sugestões entre em contato conosco e solicite mais detalhes. Nosso atendimento é feito por telefone, e-mail e 0800.