NR 12: Qual a importância da PT no trabalho com máquinas e equipamentos?

Entre as normas que relacionam trabalho e segurança, a NR 12 aborda a questão da Permissão de Trabalho (PT) em contextos específicos. Neste caso, trata-se de ambientes onde há o uso de máquinas e equipamentos variados.

A NR 12 é de 1978 e visa proteger os trabalhadores de riscos tanto na fase de projeto quanto de utilização dos equipamentos.
 

Para que serve a Permissão de Trabalho?

A bem da verdade, A PT nada mais é do que uma autorização. Trata-se de um documento por escrito que autoriza a entrada de profissionais em ambientes industriais considerados perigosos. Sendo assim, a PT é necessária para toda e qualquer atividade que envolva montagem, desmontagem, inspeção e manutenção de máquinas e equipamentos.

Ela determina que tais procedimentos sejam realizados por profissionais capacitados ou habilitados e devidamente autorizados. Além disso, dispõe sobre medidas de controle e prevenção de acidentes nesses ambientes.
 

Como é feita a PT?

De acordo com a NR 12, o documento deve contar com três vias, sendo que uma fica no local onde o trabalho é executado. Nele irão constar todas as informações sobre como prevenir acidentes na área.

Para isso, deve ser feito um trabalho bem detalhado que mapeie todos os riscos e qual o limite para a atividade ser segura. Ela deve especificar também todas as etapas do trabalho. Isso ocorre em várias fases:

  • Visitas ao local;
  • Preenchimento da Análise de Risco com as equipes envolvidas;
  • Assinatura dos supervisores;
  • Elaboração da Permissão de Trabalho.


Para a sua elaboração deve haver a participação de trabalhadores do local que pertençam ao SESMT. Um emprego envolvido nas atividades de forma direta também deverá fazer parte da equipe.
 

Quando a Permissão de Trabalho é necessária?

Além das atividades de inspeção, reparo ou manutenção de máquinas e equipamentos industriais citadas anteriormente, a PT também se faz necessária em alguns outros casos. Entre eles destacam-se os trabalhos em espaços confinados ou em altura, bem como aqueles com perigo devido às altas temperaturas ou tensão.

E agora que você já sabe que a permissão de trabalho garante a segurança dos trabalhadores em locais com máquinas e equipamentos, conheça os benefícios da sinalização de segurança no chão de fábrica.