NR 12 o que é?

Muitas pessoas ainda desconhecem essa norma de tamanha importância. A NR 12 máquinas e equipamentos age determinando medidas preventivas a acidentes de trabalho, estabelecendo normas de segurança para operação de guindastes, elevadores, transportadores industriais, assim como máquinas transportadoras.

Um dos maiores objetivos da Norma é o de conseguir alcançar o quanto antes a segurança de equipamentos e máquinas, oferecendo assim as informações pertinentes para uma correta utilização das mesmas, como sua manutenção, transporte, utilização e até mesmo seu descarte.

A quem se aplica a NR 12?

Com algumas alterações nessa NR, ela passa a ser essencial para todas as empresas brasileiras regidas pela CLT. Que no caso são confeitarias, padarias, dentre outros estabelecimentos do gênero.

Caso haja descumprimento do que foi determinado pela Norma, o estabelecimento poderá ser notificado. Entretanto, o estabelecimento poderá também ser autuado, além de interditado ou embargado, cumulando com as penalidades específicas, que vão depender do caso.

Dessa forma, os responsáveis ou donos das padarias e confeitarias precisam adaptar seus equipamentos de maneira que fiquem legalmente ajustados, para assim, se adequarem às novas regulamentações.  

Máquinas de risco

Os riscos que normalmente podem ocorrer são de puxar, queimar, decepar, esmagar, furar ou alguma peça acabar voando e cair sob os membros inferiores (pés e pernas). Ademais, vale se atentar aos cuidados que deve se ter com substâncias químicas, choque elétrico e superfície quente.

São consideradas as máquinas que apresentam esses riscos aquelas que têm movimentos giratórios, alternados ou retilíneos.

O seu estabelecimento já está adequado a NR 12? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião! Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.