NR 10 - Dicas importantes para trabalhar com eletricidade

Alerta de perigo eletricidade - NR 10Muitas das atividades que realizamos atualmente não seriam possíveis sem eletricidade. O comércio, a indústria, a agricultura, só são possíveis devido à facilidade decorrente da energia elétrica. No entanto, é preciso alguns cuidados, tais como treinamento, vivência prática, licença de trabalho, equipamentos de segurança, entre outros.

Uma das causas mais comuns de acidentes é o choque, ele pode acontecer devido a falta de atenção, falta das ferramentas e acessórios corretos, orientação por parte do gestor, enfim, o choque pode acontecer de qualquer maneira, porém se o funcionário não estiver preparado, o risco será maior.

Para trabalhar com segurança é necessário seguir algumas orientações, elas ajudarão a diminuir o risco de acidentes no ambiente de trabalho.

  • * Somente trabalhador qualificado deverá realizar manutenção, reparos, ou qualquer outro tipo de obra em instalações elétricas, essas atividades deverão contar também com a supervisão de profissional qualificado.
  • * O ambiente de trabalho precisa estar limpo e organizado, de forma a garantir fácil localização de ferramentas, evitar poluição visual, e possíveis acidentes com quedas de materiais.
  • * É importante que o profissional crie o hábito de ler os manuais dos equipamentos elétricos que são usados diariamente, e também seguir as orientações de segurança recomendadas por eles.
  • * A firmeza com que uma ferramenta é segurada é outro aspecto importante, profissionais que não têm segurança no que estão fazendo são mais suscetíveis a cometer erros.
  • * Cada equipamento foi desenvolvido para uma certa tarefa, com determinada força, e local específico de uso, é importante que o profissional use-o de acordo com suas especificações.
  • * Todo e qualquer painel elétrico deve estar em local de fácil localização, assim como não haver nenhum impedimento de chegar até ele caso haja necessidade de desligamento emergencial.

A maioria dos acidentes ocorre também devido a imprudência das pessoas, seguindo alguns cuidados como os descritos acima a probabilidade de acidentes no ambiente de trabalho com certeza irá diminuir.

O profissional deverá ter conhecimento em NR 10 e experiência prática na área, desta forma poderá oferecer um serviço de melhor qualidade e mais eficiente.

O ISC possui em sua grade de Cursos Online o curso de NR 10, voltado a todos os profissionais que já atuam na área, ou aquele que tem objetivo de iniciar uma nova profissão. Acesse nosso site o obtenha mais informações.