Novembro Azul nas empresas: como conscientizar os colaboradores?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o tipo de câncer com maior incidência entre os homens no Brasil e o segundo com maior taxa de mortalidade. Só em 2020, foram diagnosticados 65.840 novos casos, o que representa um aumento de 29,2% quando comparado ao ano anterior.

Diante desse cenário, a campanha Novembro Azul nas empresas tem fundamental relevância. Ela promove a conscientização dos colaboradores a respeito da doença e chama a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Novembro Azul nas empresas: o papel das organizações no combate ao câncer de próstata

Por que aderir à campanha Novembro Azul nas empresas? De acordo com a Forbes, a média de horas trabalhadas no Brasil é de 43,5 horas por semana, sem levar em conta o tempo gasto no transporte e as pausas para alimentação. Ou seja, na prática, o brasileiro passa mais tempo no trabalho do que em casa com a família, principal motivo para usar o ambiente de trabalho como meio de promoção à saúde.

Mas não apenas isso. Abraçar a campanha também traz outros benefícios significativos para a empresa, tais como:

  • Mostra o quanto a empresa se preocupa com seus funcionários: isso faz com que eles se sintam mais valorizados, reconhecidos e se tornem mais produtivos;
  • Cria uma cultura organizacional pautada na valorização e no bem-estar das pessoas;
  • Ajuda a disseminar a informação e a fortalecer a campanha pelo país.

Novembro Azul nas empresas: 6 ideias para conscientizar os colaboradores

Criar ações para a campanha Novembro Azul nas empresas é uma tarefa relativamente fácil, mas que exige planejamento. É preciso adotar estratégias que levem em consideração as especificidades dos colaboradores, como idade e nível de escolaridade, por exemplo. Contudo, existem ideias versáteis e que podem ser aplicadas em todos os tipos de empresas, veja a seguir.

1. Materiais informativos

Materiais informativos são ideias com excelente custo-benefício, pois transmitem conhecimento sem a necessidade de contratar palestrantes, disponibilizar espaço físico e interromper o expediente. Simples, práticos e funcionais, os recursos podem ser distribuídos das seguintes formas:

  • Material impresso (cartilha do conhecimento);
  • E-mails internos;
  • Folders e cartazes nas dependências comuns da empresa e nos quadros de avisos.

2. Palestras com profissionais da saúde

Todavia, se o orçamento da sua empresa permitir, você pode ir além e promover palestras com profissionais da saúde. Assim, os colaboradores poderão receber a orientação devida, tirar todas as dúvidas sobre o câncer de próstata e se motivarem a realizar os exames preventivos.

3. Uniformes especiais para a campanha Novembro Azul nas empresas

Outra ação que estimula o engajamento com a campanha por parte dos colaboradores é o uso de uniformes específicos para serem utilizados no mês de novembro. O mais comum é que eles tenham o símbolo da campanha (um laço de fita azul), mas esse apoio também pode ser demonstrado com o uso de uma peça de vestimenta azul.

4. Decoração especial

Outra ideia criativa para aderir à campanha Novembro Azul nas empresas é apostar em uma decoração diferente nos ambientes de trabalho. Use a cor azul para criar cartazes sobre o câncer de próstata e formas de prevenção, para fazer decoração com balões entre outras ideias.

Em um primeiro momento, essas sugestões podem até parecer bobas, mas não são. Elas criam uma atmosfera mais participativa e inclusiva na campanha e reforçam que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata são instrumentos que salvam vidas.

5. Um dia para cuidar da saúde

Assim como no caso da campanha Outubro Rosa, outra dica para chamar a atenção dos colaboradores para o problema é oferecer a eles um dia para que cuidem da própria saúde. Em uma ação coordenada com o RH da sua empresa, crie dias destinados à consulta médica de rotina e divida-os conforme a quantidade de funcionários do sexo masculino.

Lembre-se que um dos pontos discutidos durante a campanha diz respeito às consultas médicas periódicas e à realização de exames preventivos.

6. Use as redes sociais da empresa para divulgar a campanha

Essa é mais uma ideia de ação para Novembro Azul nas empresas de baixo custo e fácil realização. Tire fotos dos colaboradores vestidos de azul ou participando de outros eventos relacionados à campanha e divulgue o resultado nas redes sociais da empresa.

Dessa forma, você não estará apenas apoiando a iniciativa, mas também ajudando a promover a conscientização entre outros usuários das redes sociais. Ainda, despertará nos colaboradores o sentimento de valorização e de pertencerem a uma boa causa.

Viu só como aderir à campanha Novembro Azul nas empresas é mais fácil do que se imagina? Precisando de ideias, palestras com profissionais e de outras ações que ajudem a disseminar a informação e promover a conscientização dos seus colaboradores? Então entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em saúde e segurança do trabalho para o seu negócio.