Outubro Rosa: saiba o papel das empresas na luta contra o câncer de mama

Outubro chegou e com ele, a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce da doença: Outubro Rosa.

Criada na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (atualmente a maior organização não governamental de câncer de mama do mundo), a campanha é celebrada ao redor do mundo no mês de outubro e busca promover ações que visam alertar a sociedade sobre a gravidade da doença e sobre a importância do diagnóstico precoce como instrumento de redução da taxa de mortalidade.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o Brasil. Só para se ter uma ideia, em 2019 o percentual de óbitos foi de 16,1% para cada 100.000 casos da doença.  Para tentar reverter essa estatística tão alarmante, desde 2010 o Instituto participa desse grande movimento pela vida com eventos, debates e apresentações educativas sobre o tema.

Mas é claro que além do INCA outras empresas podem aproveitar o Outubro Rosa para levar informações sobre a doença ao maior número de pessoas possível. Se você é dono ou gestor de alguma empresa, saiba que essa também é uma excelente oportunidade de cuidar da saúde das suas colaboradoras e exercer o seu papel social. Confira a seguir.

A importância do Outubro Rosa nas empresas

Os brasileiros trabalham em média  43,5 horas por semana, uma média de 8,7 horas por dia. Isso significa que no Brasil as pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa, o que torna mais importante a participação das empresas na campanha Outubro Rosa. De acordo com a Femama, o diagnóstico precoce da doença aumenta a chance de cura em 95%.

Lembrando ainda que o engajamento na campanha melhora a imagem da empresa no mercado em que ela atua, principalmente entre o público feminino. Afinal, essa é uma forma eficaz de mostrar solidariedade e empatia.

Além disso, as ações de promoção à saúde realizadas durante a campanha também fazem com que o próprio trabalhador tenha uma imagem mais positiva sobre a empresa e se sinta mais valorizado. Isso, por sua vez, melhora a produtividade da organização, reduz o absenteísmo e aumenta os lucros.

Mas como aderir à campanha e criar ações que de fato façam a diferença na vida das pessoas? Felizmente algumas sugestões são bem simples e podem ser colocadas em prática na sua organização ainda hoje; confira!

Promova palestras educativas

Sendo uma campanha de conscientização, nada melhor do que promover palestras educativas sobre o câncer de mama. Reunir os colaboradores para uma palestra ministrada por profissionais de saúde ou por pessoas que já enfrentaram a doença pode servir como motivação para a realização de exames preventivos.

Use os informativos internos da empresa a favor da campanha

Além das palestras, inserir o tema nos quadros de aviso, nos e-mails internos, no site e nas redes sociais da empresa também é uma ótima maneira de possibilitar que mais pessoas tenham acesso à informação sobre o câncer de mama e formas de prevenção, que incluem:

  • Consultas médicas regulares;
  • Realização de exames preventivos como a mamografia;
  • Adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada;
  • Redução do uso de cigarros e consumo de bebidas alcoólicas.

Uniforme Outubro Rosa

Outra forma de chamar a atenção para a importância da campanha contra o câncer de mama é a confecção de um uniforme temático para ser usado durante o mês de outubro. Contudo, apesar de ser uma doença que afeta principalmente as mulheres, os homens também podem aderir à campanha fazendo uso do uniforme. Dessa forma, além de se mostrarem parte da equipe, também contribuem para disseminar a informação.

Caso seja inviável a confecção do uniforme, você pode despertar o sentimento de pertencimento e promover a conscientização entre os colaboradores com o uso do laço rosa, símbolo da campanha.

Ações de promoção à saúde

Já as ações de promoção à saúde podem ser realizadas dentro ou fora da empresa, dependendo do espaço disponível. Elas incluem de atividades físicas como caminhadas ou corridas até um dia de folga destinado à prevenção para a realização de consultas médicas e exames como mamografia e ultrassonografia.

Viu só como é fácil engajar os seus colaboradores na luta contra o câncer de mama? Com algumas ações simples você cuida da saúde e do bem-estar das suas colaboradoras, melhora a produtividade da sua empresa, reduz custos e faz a diferença na sociedade.

Gostou de alguma dessas ideias para implementar em sua empresa esta campanha tão importante? Precisando de ajuda para planejar as ações do Outubro Rosa na sua organização? Então entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em palestras, cursos e treinamento profissional para o seu negócio.