01 - INSS intensifica fiscalização sobre acidentes de trabalho

Conforme pesquisa realizada foi verificado que o Brasil fica em 4º lugar quando o assunto é ACIDENTE DE TRABALHO. Tal posição é muito preocupante, pois de acordo com o INSS a cada três horas morre uma pessoa devido falta de segurança no ambiente de trabalho.

É sabido que a empresa é responsável por treinar e exigir que seus funcionários utilizem equipamentos de segurança, porém o crescente número de acidentes comprova total falta de comprometimento tanto por parte da empresa quanto do funcionário.

Quando o funcionário sofre acidente e precisa se afastar de suas atividades, a Previdência Social garante o pagamento de auxílio durante esse período. Lembrando que, nos primeiros 15 dias de afastamento a indenização é paga pela própria empresa, após o 16º dia começa a ser pago pelo INSS.

Além de afastamento por acidente, ocorre também mortes, sendo assim o INSS garante à família um auxílio, o qual denomina-se pensão por morte, desde que o trabalhador venha a ocorrer em decorrência de suas atividades.

A empresa é obrigada por lei informar todos os acidentes que ocorrem e descrever quais foram as causas, através da CAT (Comunicado de Acidentes de Trabalho ) dessa forma, após análise a Previdência tem percebido que vários desses acidentes ocorrem por negligência da própria empresa.

Como medida de inibir esse crescimento o INSS prevê ações regressivas acidentárias, essa medida garante que a empresa devolva à Previdência o valor dos benefícios por afastamento quando percebido falha da empresa.

Essa medida, garante o INSS, tem como objetivo ensinar e exigir que as empresas sejam mais rigorosas quando se tratar de Segurança no Trabalho.

Entre 2011 e 2013 foram registrados mais de 2,1 milhões acidentes, com destaque para as regiões Sul e Sudeste que apresentam maior número. É realmente preocupante uma vez que os equipamentos de segurança são de fácil acesso, há placas de sinalização pela empresa, muitas delas garantem que oferecem treinamentos a seus colaboradores, além de monitoramento.

É necessário um estudo aprofundado e localização desse gargalo, é inadmissível que com a tecnologia avança, equipamentos modernos, escolas de treinamento, existam pessoas que considerem esse crescimento normal.

O ISC oferece vários cursos com a temática Segurança no Trabalho, navegue pelo nosso site e saiba mais informações.