Importância das mulheres na área de Segurança do Trabalho

A bastante tempo as mulheres vêm ganhando espaço no mercado de trabalho. Muitas das funções que antes eram exclusivamente de homens hoje estão sendo ocupadas por mulheres. 

Conforme pesquisa realizada nos últimos anos cerca de 60% mais mulheres buscaram se matricular em cursos técnicos.


A indústria é exemplo de uma área onde predominava a presença masculina, porém a curiosidade e dedicação fizeram com que mulheres de vários lugares no país buscassem uma nova formação e investisse nessa área.


Muitos postos de trabalho, seja na construção civil, no ramo alimentício, ou portuário, são conhecidos pela força empregada, além do desgaste físico  ao realizar atividades rotineiras, essas características inibiam as empresas de contratar mulheres e as direcionava para vagas específicas.

Entre os muitos cursos procurados por mulheres os da área de Segurança do Trabalho têm mais destaque. Elas buscam mais formação, melhores cargos e maiores salários, mesmo que os homens ainda liderem a lista de funcionários e preferência para determinadas vagas.

A área de Segurança do Trabalho tem crescido a olhos vistos, cada vez mais empresas investem na implementação de programas como o PPRA, PCMSO, criação da CIPA, e várias outras medidas para conscientizar sobre a importância de se reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho.


As mulheres têm uma forma diferente de analisar cada situação, muitas são detalhistas, organizadas, focadas, a empresa por sua vez pode usufruir dessas qualidades e direcioná-las para que estejam à frente de projetos dessa área e particular.

Qualquer empresa independente do seu porte, precisa ter como prioridade a segurança e integridade dos funcionários que estão à frente de setores importantes, sendo assim, as funcionárias precisam receber treinamento adequado, conhecer a dinâmica da empresa, propor planos de acordo com a realidade vivida pela organização, e monitoramento dos resultados obtidos.

Cada vez mais as mulheres têm provado seu valor, seu potencial e sua capacidade para gerir conflitos, amenizar situações,  e manter um ambiente de trabalho mais equilibrado. 

É necessário que haja menos preconceito com relação às mulheres, sugerindo que são o sexo frágil e que talvez não tenham capacidade para entregar um trabalho com a mesma qualidade que um homem.

Ambos podem executar uma tarefa com o mesmo afinco. Para proporcionar essa oportunidade, o ISC oferece em sua grade diversos cursos na área de Segurança do Trabalho, tais como NR 33, NR 10, CIPA, etc. Se você é mulher ou conhece alguma que tem interesse na área, entre em contato conosco e solicite mais informações.