eSocial: saiba a importância da Consulta Qualificação Cadastral

O eSocial é um projeto do Governo Federal em parceria com outros órgãos que tem como objetivo unificar informações trabalhistas. Por meio desse sistema o empregador consegue registrar a quantidade de funcionários, treinamentos, capacitações, salários, exames e etc.

A Consulta Qualificação Cadastral por sua vez permite ao usuário verificar se o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Número de Identificação Social - NIS (NIT/PIS/PASEP) estão habilitados para serem utilizados no eSocial.

O módulo 'Consulta Qualificação on-line' permite que o usuário consulte até 10 CPFs no mesmo lote ou faça consulta individual. Esse método pode ser usado por empregadores, contribuintes individuais, pelo próprio empregado, etc.

Como realizar a consulta

Na tela inicial há quatro campos que precisam ser preenchidos: nome completo, data de nascimento, CPF e NIS (NIT/PIS/PASEP). Caso alguma informação inserida esteja incorreta o sistema irá informar. 

Link: http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/qualificacao/qualificar.xhtml

Como verificar divergências

Ao preencher os campos pode acontecer do aplicativo retornar mensagens de orientação por isso é importante revisar os dados antes de clicar no botão 'adicionar'.

É possível haver divergências relativas ao CPF como situação 'suspenso', 'nulo' ou 'cancelado', nome ou data de nascimento incorretos. Sendo assim basta alterar e reenviar.

Importante! 

As alterações cadastrais efetuadas pela CAIXA serão reconhecidas pelo Aplicativo em até sete(07) dias após o ajuste.

Esse processo de consulta deve ser feito antes do envio de qualquer evento ao eSocial, caso haja divergência de dados o evento será rejeitado. É imprescindível que tudo esteja correto e que sejam evitados erros de digitação.

Na empresa em que trabalha houve treinamentos sobre o eSocial? Os funcionários participaram de reuniões para debater o assunto? Compartilhe sua experiência.