Ergonomia no trabalho – NR17

nr 17Muitos que trabalham na área do teleatendimento/telemarketing precisam ficar informados sobre a NR17. Para tanto, hoje decidimos separar alguns conceitos a respeito desta Norma, fique atento para descobrir mais sobre o assunto.

Um dos principais dilemas enfrentados no ambiente de trabalho está atrelado às doenças ocupacionais. A “ergonomia no trabalho” quando é falha pode ser um fator determinante para o adoecimento mental e físico dos trabalhadores.

Benefícios gerados pela ergonomia

Quando a ergonomia é instaurada no ambiente de trabalho é possível estabelecer um convívio com pessoas mais dispostas e, além disso, mais saudáveis. Um dos maiores benefícios está na diminuição de funcionários com problemas relacionados à saúde.

Como por exemplo: lesões, complicações de postura, disfunções por movimentos repetitivos, entre outros. Com problemas médicos reduzidos, consequentemente o afastamento de funcionários será de certa forma minimizado.

Consequências do descumprimento da NR17

• Descumprimento por parte do empregador: caso o empregador não cumpra com a NR, a empresa será notificada. O prazo para realizar as correções é de 1 a 60 dias. Se a correção não for efetuada, será realizada outra inspeção.

Se houver insistência da irregularidade, inicia-se o procedimento para a aplicação de multa à empresa e está poderá responder processo perante a justiça do trabalho.

• Descumprimento por parte do funcionário: caso o funcionário descumpra a Norma sem uma justificativa plausível é caracterizado ato faltoso. Sendo assim, o funcionário poderá sofrer penalidades previstas na legislação, podendo ser demitido por justa causa.

É importante salientar que o cumprimento da ergonomia no trabalho ajuda os empresários, visto que, funcionários saudáveis, motivados e produtivos impactam diretamente no faturamento das empresas.

Você trabalha na área do telemarketing/teleatendimento? A empresa que você trabalha cumpre com as regras impostas pela NR17? Faça um comentário no post comentando sobre o assunto.