Energias renováveis como diferencial entre as empresas

Energias RenovaveisO desenvolvimento da economia durante anos esteve pautado na busca incessante de recursos pelas empresas de vários segmentos, o que gerou desmatamentos, consumo excessivo de água, poluição e vários outros fatores que tiveram impacto direto e/ou indireto na natureza.

Desde a Revolução Industrial quando as pessoas começaram a sair dos campos para buscar novas oportunidades o crescimento sem precedente das fábricas contribuiu para o desenvolvimento das cidades aumentando a população e surgimento de novas demandas como maior consumo de energia, de água, meios de transporte, e outros recursos.

É fato que qualquer empresa quando entra no mercado tem por objetivo crescer, se desenvolver, e se tornar uma marca conhecida, para isso é preciso ter bons produtos, atendimento, atender as expectativas do cliente, etc. No entanto, nos últimos anos somente isso não tem sido suficiente para tornar uma marca bem vista no mercado, de forma que ela precisa mostrar um diferencial.

Para muitas empresas esse diferencial está ligado as energias renováveis, pois envolve como ela descarta e/ou trata seu lixo, seu consumo de energia, uso consciente de água, se há ou não desmatamento, e o que ela devolve à natureza após seu produto estar pronto.

Mais importante que ter um negócio rentável é saber como usufruir das energias renováveis para atingir esse objetivo. Diversas empresas não só no Brasil mas em outros países fazem uso da energia eólica diminuindo a dependência da energia gerada pelas hidrelétricas ou termeletricas.

Construtoras brasileiras também já aderiram a esse comportamento de maneira que é cada vez mais comum apartamentos e casas com sistema de captação da energia do sol tornando o empreendimento auto sustentável.

Outras empresas por exemplo, encontraram um novo destino para todo lixo gerado durante o processo de produção: torná-lo biocombustível. Dependendo da quantidade em que é produzido poderá fornecer energia para o funcionamento da indústria o que tornará seu processo produtivo mais eficiente e de baixo custo.

As energias renováveis devem ser uma opção para as empresas não somente por oferecer baixo custo, mas também por reduzir o impacto ambiental.