Documentação de instalações elétricas - NR10

NR 10A NR10 prevê que antes de iniciar quaisquer atividades em instalações elétricas é preciso ter todos os documentos de autorização e controle devidamente preenchidos. A norma estabelece que todas as empresas tenham prontuários de instalações, com a documentação necessária para a prevenção dos riscos durante as atividades realizadas no ambiente do sistema elétrico.

O que é o PIE?

Como muitos já sabem, o PIE (Prontuário das instalações elétricas) trata-se de um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que sintetizará o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos elétricos.

A NR10 estabelece que o PIE deve ser organizado com o propósito de disponibilizar ao trabalhador todas as informações necessárias a sua segurança, provar ao TEM o atendimento aos requisitos dessa norma e, além disso, provar que todos os serviços são executados segundo procedimentos definidos e seguros.

Quais são os documentos que compõe o PIE?

O Relatório Técnico das Inspeções é um dos documentos que ajudam a compor o PIE. Esse relatório deve apontar todas as não conformidades administrativas e técnicas encontradas nas instalações elétricas e nos processos de segurança elétrica da empresa.

Além disso, deve conter também um cronograma de adequação. É importante ressaltar que o PIE deve possuir um conteúdo mínimo que dependerá muito do porte e da complexidade das suas instalações elétricas.

A NR10 demonstra que os documentos de cunho técnico previstos no PIE devem ser necessariamente elaborados por profissionais legalmente habilitados. Além disso, precisam ser organizados e mantidos pelo empregador ou pela pessoa formalmente designada pela empresa.

Para ficar informado sobre as novidades do setor basta continuar acompanhando todas as nossas atualizações.