Direção defensiva e os comportamentos perigosos no trânsito

DIrecao DefensivaA direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem como intuito diminuir o alto número de acidentes e suas consequências no trânsito. O curso de direção defensiva é exigência no Brasil para obtenção e renovação da habilitação.

Mesmo com todas as regras impostas e exigências, o Brasil é o 4º país no ranking de mortes causadas por acidentes de trânsito. Esse número é extremamente alarmante, mas com algumas boas práticas, esse ranking pode ser modificado.  

Continue acompanhando nosso post e descubra como diminuir os riscos de se envolver em acidentes de trânsito.

Manobra de marcha à ré

A manobra de marcha à ré é considerada uma das mais perigosas, portanto é fundamental evitá-la. Entretanto, caso precise realizá-la, faça adotando as medidas de segurança adequadas.

A marcha à ré serve apenas para pequenas distâncias e para manobras como entrada e saída de garagem ou estacionamento. Não sendo permitido utilizá-la para locomover-se de um a outro local nas vias públicas.

A direção defensiva adverte: para evitar riscos, jamais dê marcha à ré em esquinas, não saia de ré de garagens ou estacionamento, visto que sua visão da área estará prejudicada. Use sempre os retornos e fique muito atento!

Vias rurais

Muitas pessoas acreditam que conduzir nas vias rurais pode ser mais vantajoso do que conduzir nas cidades, por não haver trânsito contínuo de veículos, pedestres, etc. Entretanto, a ausência da sinalização leva a comportamentos abusivos, que se transformam em grandes causadores de acidentes.

Sendo assim é preciso estar sempre atento, não somente ao seu veículo, mas também nos dos outros condutores. Faça revisão no seu veículo antes de iniciar qualquer viagem. Continue acompanhando nossos posts e fique informado sobre todos os assuntos que envolvem a saúde e segurança no trabalho.