
O último mês do ano chegou e trouxe consigo Dezembro Vermelho, uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de o número de casos da doença ter tido uma queda de mais de 18% no país entre 2015 e 2019, a Aids continua sendo motivo de grande preocupação entre os profissionais de saúde e de medicina do trabalho.
Diferentemente das campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, promover a campanha Dezembro Vermelho nas empresas é uma tarefa muito desafiadora. Isso porque mesmo em pleno século XXI, portadores de HIV continuam sofrendo com estigmas, preconceito entre outros obstáculos que prejudicam o diagnóstico e a erradicação da doença.
Nesse sentido, fica fácil perceber que as empresas têm um papel importante na divulgação da campanha e na conscientização da sociedade sobre o tema. Confira no artigo a seguir como abordar o assunto de maneira acolhedora e instrutiva entre os seus colaboradores.
Invista em materiais informativos impressos
Folders, cartazes e adesivos impressos são ótimos veículos de comunicação, principalmente quando posicionados em locais estratégicos como vestuários, refeitórios, pátios e corredores, por exemplo. No entanto, para que produzam efeitos positivos entre os colaboradores, fornecedores, representantes e visitantes do local, é preciso que contenham informações objetivas sobre a doença, suas formas de contágio e prevenção.
Aposte em materiais informativos digitais
Assim como os materiais impressos, e-mails, newsletter e blog posts também são excelentes formas de aderir à campanha Dezembro Vermelho nas empresas, só que com um custo mais acessível. Para tal, crie o informativo e distribua-o internamente entre os colaboradores. Para aumentar a abrangência da divulgação da campanha, você também pode incluir clientes, fornecedores e parceiros comerciais na lista de distribuição.
Além disso, aproveite as redes sociais da empresa para divulgar a campanha e engajar os colaboradores nela. Fotografe (com permissão) suas equipes de trabalho uniformizadas, participando de ações específicas da campanha ou de outras atividades pertinentes ao tema. Crie legendas instrutivas e publique as fotos no Facebook, Instagram e LinkedIn da empresa.
Promova palestras Dezembro Vermelho nas empresas
As palestras didáticas também são muito úteis quando o assunto é conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce da Aids. Por se tratar de um tema muito sensível e que ainda é tabu para muitos, o ideal é que as palestras abordem questões como:
- Diferença entre Aids e HIV;
- Formas de contágio;
- Sintomas da doença;
- Exames necessários para o diagnóstico;
- Como é feito o tratamento para HIV;
- Direitos dos trabalhadores portadores de HIV.
Não se esqueça do laço vermelho
Símbolo da campanha Dezembro Vermelho, o laço vermelho é uma forma silenciosa de conscientização e que não custa quase nada às empresas. Todavia, pode fazer a diferença na vida dos seus colaboradores. E o mais legal do laço, é que ele pode ser utilizado tanto dentro da empresa quanto fora dela, o que aumenta mais ainda o alcance de pessoas impactadas pela campanha.
Vantagens de promover a campanha Dezembro Vermelho nas empresas
Se por um lado aderir à campanha ajuda a conscientizar a população, por outro lado também promove benefícios às empresas. Veja adiante bons motivos para desenvolver ações de conscientização sobre a Aids no mês de dezembro:
Mostra preocupação com os colaboradores
Empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores contam com profissionais mais produtivos. Isso acontece porque o colaborador se sente mais valorizado e satisfeito com o ambiente de trabalho. Isso, por sua vez, o deixa mais motivado para realizar as suas atividades diárias.
Campanha Dezembro Vermelho nas empresas reduz custos com assistência médica
A redução de custos com consultas médicas e exames periódicos também é uma vantagem significativa para as empresas.
Embora o tratamento seja oferecido gratuitamente pelo SUS, operadoras de planos de saúde também são obrigadas a custear o tratamento para o HIV. No entanto, isso pode aumentar significativamente o valor da cobertura e consequentemente os gastos da empresa com o benefício.
Melhora o clima organizacional
A campanha Dezembro Vermelho nas empresas também aborda os mitos e verdades da infecção pelo HIV. Ao esclarecer que a Aids não pega com um aperto de mão, abraço ou compartilhamento de utensílios, a convivência entre colaboradores sadios e soropositivos se torna mais empática, pacífica e acolhedora. A sua empresa só tem a ganhar!
Oferece mais credibilidade à sua marca
Tenha em mente que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conscientes e preocupadas com produtos e empresas que abracem causas sociais. Nesse sentido, a adesão à campanha Dezembro Vermelho nas empresas pode contribuir para melhorar a percepção que os consumidores têm da sua marca no mercado, já que eles passarão a associá-la a atitudes responsáveis.
Pensando em promover ações da campanha Dezembro Vermelho em sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o seu negócio. Realizamos palestras, oferecemos treinamentos e desenvolvemos roteiros a serem seguidos durante todo o mês na sua empresa. Solicite a sua proposta.