DDS, o que é e para que serve?

O que e DDS - Instituto SCUma das coisas relacionadas à Segurança do Trabalho mais importantes e famosas é o DDS, que muitas pessoas simplesmente não sabe do que se trata e que nós vamos mostrar em detalhes nas próximas linhas.
Nós vamos mostrar o que é DDS e também vamos mostrar qual a sua importância, especialmente para a conscientização dos funcionários em relação à prevenção de acidentes e também em relação ao surgimento de doenças ocupacionais.

O que é DDS?

Pois bem, uma DDS nada mais é do que a sigla que define Diálogo Diário de Segurança, que coloca de modo bem claro quais são os riscos do ambiente de trabalho aos empregados, entre outras coisas.
Além disto, há também na DDS as medidas preventivas que deverão ser respeitadas pelos empregados e também pelas empresas para garantir que todos tenham segurança dentro do ambiente de trabalho.

Para que serve DDS?

Para quem ainda não sabe, a DDS pode servir para divulgar quais são as medidas de prevenção de acidentes de trabalho que deverão ser adotadas pela empresa e respeitadas pelos empregados.
Ela também serve, como já foi dito anteriormente, para mostrar de modo bem claro quais são os riscos presentes no ambiente de trabalho.
Seus objetivos mais claros têm a ver com a busca pela conscientização dos empregados sobre os riscos inerentes à sua função, e normalmente, esta conscientização já começa antes mesmo do início das atividades laborais por parte do empregado.

 

Qual a sua importância dentro de uma empresa?

Pois se você ainda não entendeu qual o peso que a DDS pode ter dentro de uma empresa no que diz respeito à segurança de trabalho, e se você ainda não entendeu a extensão da importância que ela pode ter, nós vamos mostrar agora.
A DDS tem a importância de dar consciência às pessoas em relação aos riscos dentro do ambiente de trabalho, e procura diminuir os acidentes, ajudando também a preveni-los.
Portanto, ela é de suma importância para a saúde dos empregados e para a qualidade das atividades dentro de uma empresa.
A DDS deve ser respeitada justamente por ser ela a peça que liga tudo dentro de uma empresa que deseja ter seus empregados trabalhando com segurança e dentro de uma lógica saudável e eficiente.
Por meio do que está disposto na DDS é possível fazer com que uma empresa tenha menos acidentes e menos funcionários lesados por conta das atividades exercidas.
Portanto, é correto afirmar que uma empresa que respeita e que tem uma DDS adequada que conscientiza seus funcionários é uma empresa mais segura e mais eficiente.
Os funcionários precisam ter qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, e com a DDS eles recebem normativas que servem para nortear sua conduta dentro da empresa.
Com isto, as chances de sofrerem acidentes ou de sofrer algum tipo de lesão em decorrência da atividade que exercem é bem menor, melhorando inclusive, como consequência disto, a qualidade e a eficiência da empresa como um todo.