Curso nr10 dicas para fazer aterramento seguro

Aterramento eletrico - Instituto SCTodo profissional antes de iniciar suas atividades deve ter conhecimento sobre o ambiente de trabalho, assim como todos os riscos envolvidos. O Curso NR10 fornece suporte para todas as atividades que tenham a eletricidade como elemento principal.

Para garantir a integridade e segurança dos trabalhadores e também reduzir o número de acidentes faz-se necessário que a empresa verifique se sua equipe de trabalho está bem preparada e saberá lidar nas mais diversas situações.

Uma das atribuições do profissional que trabalha com a NR10 é fazer aterramento, ele tem por objetivo eliminar fugas de energia, prevenir contra choques elétricos, e manter a energia estável.

Um dos fatores importantes para se fazer um aterramento adequado é com relação às normas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pela NBR (Normas Brasileiras Regulamentadoras). Esses órgãos definem os cuidados, exigências, e procedimentos que devem ser seguidos tanto pela empresa como pelo funcionário.

Para um aterramento seguro é preciso:

1. A empresa deve procurar utilizar hastes de aterramento no tamanho de 2,5m isso evita que durante sua instalação possam atingir os dutos subterrâneos. As hastes são fornecidas nos tamanhos 1,5 a 4,0m sendo assim, é preciso analisar cada projeto e ver qual medida se adequada melhor.

2. A resistência utilizada deve ser abaixo de 5 ohms. Mas se o projeto for numa fábrica poderá ser 10 ohms.

3. É importante lembrar que todo eletrodo é feito de cobre, sendo assim, ao enterrá-lo no solo deve ser deixado 10cm pra fora.

4. Deve-se conectar um cabo ao eletrodo de cobre que será levado ao quadro central. Cada circuito deve possuir o seu fio terra que será conectado as tomadas.

5. Quando for colocar o fio terra, a bitola dele acompanhar a bitola do fio fase, procedimento válido para cabos até 16mm², após esse tamanho a bitola do fio terra pode apresentar metade da dimensão do fio fase. Verde e/ou amarelo devem ser as cores utilizadas para os fios terra.

6. Após realizar o procedimento de instalação do fio terra, as tomadas antigas de dois polos devem ser substituídas pelas tomadas de três polos, ligando o terceiro fio na tomada.

É importante que o aterramento seja feito, no entanto somente ele não anula a ocorrência de acidentes. É preciso associar outras formas de segurança.

O Curso NR10 é ofereceido pelo ISC. Se sua empresa deseja fornecer treinamento aos funcionários ou você é trabalhador e busca formação, entre em contato conosco e solicite mais detalhes.