Cuidados necessários com veículos no transporte de materiais

Curso NR 11 - Instituto SCA NR 11 é uma norma regulamentadora que rege os trabalhos com transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

A logística é uma das atividades mais importantes para o mercado, ela rege a entrega de mercadorias em qualquer parte do país, sendo assim, todas as ações que envolvam mercadorias devem ser feitas com segurança, tanto para a empresa quanto seus funcionários.

Atividades que envolvam materiais ou mercadorias exigem profissionais bem preparados, que tenham formação técnica e conhecimento prático. Para oferecer serviços eficientes e com qualidade, é preciso que as empresas percebam a importância de contratar profissionais realmente qualificados. O investimento em treinamento é uma ação que retorna em forma de menos acidentes, afastamentos e mortes no ambiente de trabalho.

A segurança do trabalho deve gerenciar a prevenção de acidentes, de forma a analisar o ambiente, seus riscos, e implantar medidas de correção. O transporte de cargas em si é uma atividade que demanda muita atenção, devido aos tipos de cargas e locais em que estão, o que exige do funcionário treinamento e habilidade.

Conforme determinação da NR 11 veículos que são utilizados para transporte devem possuir uma espécie de buzina, que servirá de sinalização e evitará acidentes. Faz parte do transporte equipamentos como empilhadeiras, paleteiras e rebocadores, todos de alguma forma devem sinalizar os demais trabalhadores, é importante que a buzina seja usada quando for dar ré, no entanto, é preciso cuidar para que não haja poluição sonora e gere stress aos demais trabalhadores. Outra forma de promover a segurança é a sinalização, a empresa pode usar placas ou  cores, e ainda assim manter harmonia.

É importante ressaltar que seja feita análise do ambiente em locais fechados ou pequenos e tenha circulação de equipamentos com motores a combustão. Conforme NR 11 e tópico abordado pelo PPRA, o local de trabalho deve estar livre de gases no ar que sejam prejudiciais à saúde.

Cada veículo deve ter seu local próprio de estacionamento, não devendo ficar no meio do pátio, ou em locais diferentes todos os dias. É preciso manter um padrão de organização. A manutenção também é necessária e evita diversos tipos de acidentes. Qualquer irregularidade deverá ser informada ao supervisor ou responsável direto.

É de extrema importância buscar formação sempre que possível, manter-se atualizado e buscar novas formas de conhecimento.

O ISC em sua busca de oferecer ao mercado formação na área de Segurança do Trabalho tem em sua grade o curso de NR 11.

Então, se você busca formação na área ou quer se aprimorar, acesse nosso site o obtenha mais informações.

Você pode contatar o ISC através do chat, e-mail ou 0800 932 0000 Ramal 0045 .