Como fomentar a saúde mental nas empresas?

A Síndrome de Burnout está crescendo no Brasil e se junta a outras condições que afetam a saúde mental nas empresas. Em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) já previa que até 2020 a depressão causaria milhares de afastamentos de trabalhadores, provando que é necessário uma atenção ao tema.

O principal problema é que atualmente as normas legais não favorecem a saúde mental dos trabalhadores. Desta forma, os trabalhadores sentem a ausência de amparo legal para realizar até mesmo denúncias.

4 dicas para melhorar a saúde mental dos trabalhadores

Em alguns casos não é tão difícil priorizar a saúde mental nas empresas. O importante é começar colocando essa prática na rotina de trabalho. Algumas dicas auxiliam na tarefa!

1. Oferecer sessões de mindfulness

O mindfulness é uma das atividades que está aprimorando o cuidado com a saúde mental nas empresas. Algumas oferecem sessões gratuitas quinzenais no ambiente de trabalho às equipes. A prática auxilia a relaxar, aumentar o foco e a sensação de bem-estar.

2. Criar canais seguros de denúncias

Em empresas maiores o controle de abusos dos chefes superiores pode ser mais difícil. Um mecanismo para isso é investir em ouvidorias que garantam o anonimato de possíveis denúncias. Assim, os trabalhadores se sentem mais seguros e amparados, o que melhora a saúde mental nas empresas.

3. Adotar a ginástica laboral

Assim como o mindfulness, a ginástica laboral também contribui para a qualidade de vida do trabalhador. Afinal, ela é uma verdadeira pausa no expediente para o autocuidado. Por meio de exercícios de alongamento e massagem, a ginástica laboral ajuda a evitar lesões por esforço repetitivo, fadiga muscular e estresse ocupacional.

4. Promover ações de diálogo

Estimular o diálogo entre os grupos de colaboradores também é uma forma de proteger a saúde mental nas empresas. Ao se sentirem mais conectados e interagirem, os colaboradores passam a ser mais empáticos uns com os outros e também enxergam o ambiente de trabalho de forma mais positiva.

Como você pode perceber, pequenas mudanças no ambiente de trabalho podem proteger a saúde mental dos funcionários e dessa forma melhorar a produtividade da equipe.

E por falar em ações que visem a fomentar a saúde mental nas empresas, conheça a campanha Setembro amarelo e saiba como a empresa impacta na vida dos funcionários.