Como fazer uma análise preliminar de risco (APR)?

Fundamental para aumentar a segurança nos ambientes de trabalho, a análise preliminar de risco (APR) pode ser aplicada em empresas de diversos setores. Além de orientar os trabalhadores, ela também colabora para diminuir danos à empresa, sendo, inclusive, prevista nas NRs 12, 18, 20, 33, 34, 35 entre várias outras.

Portanto, é um instrumento importante e fundamental para manter a ordem no local de trabalho.

O que é a análise preliminar de risco?

Podemos definir a análise preliminar de risco como um documento onde constam as ações de prevenção e redução de riscos. Ela pode ser desenvolvida em diversos âmbitos, mas um exemplo comum é nos projetos de eletricidade, onde a APR é obrigatória.

Como o próprio nome sugere, é uma análise que prevê os riscos, portanto é focada na prevenção de qualquer risco identificado no ambiente de trabalho. Ainda, ela deve estabelecer os procedimentos de segurança e os responsáveis por cada ação.

Como elaborar a análise preliminar de risco (APR)?

1. Reúna a equipe

Em primeiro lugar, ao traçar a APR é necessário reunir os líderes, especialistas em segurança do trabalho e outros colaboradores da empresa. Até mesmo porque eles trabalharão juntos identificando os processos e atividades realizados diariamente.

2. Conheça o local

Logo depois, é necessário analisar o ambiente de trabalho em campo. Além do local em si, os técnicos devem ficar atentos às tarefas executadas pela equipe e os riscos durante cada uma.

3. Faça a análise preliminar de risco

Após reunir-se com os colaboradores e conhecer o local já será possível iniciar a APR. Dessa forma, deve-se listar todo e qualquer risco que exista no ambiente, independentemente do nível desse risco. Se possível, deve-se citar também a origem dos possíveis acidentes.

4. Elabore medidas preventivas

A partir dos riscos identificados é hora de desenvolver medidas que possam preveni-los. Algumas delas devem focar em eliminar os riscos fisicamente, enquanto outras sugerem substituir um perigo por outro menor. Ainda, é possível sugerir o uso de determinados EPI's e outras medidas focadas na mudança da forma de trabalho.

E por falar em EPI, confira as recomendações da OMS quanto ao uso de EPIs.

5. Divulgue os resultados

Por fim, cabe destacar que a análise preliminar de risco deve ser do conhecimento de todos na empresa. Portanto, após ser finalizada ela deve ser documentada. Além disso, é importante que ela seja acessível para o entendimento dos funcionários.

Ou seja, a linguagem precisa respeitar inclusive o nível de escolaridade da equipe, pois todos deverão ter acesso ao documento. Dessa forma, tem-se uma APR completa e eficiente.

E você, gostou deste conteúdo? Quer continuar se mantendo bem informado sobre segurança e medicina do trabalho? Então continue acompanhando o nosso blog!