Como evitar acidentes no espaço confinado?

Espaco confinadoA NR33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação do espaço confinado assim como o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes que possa garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

O que se pode fazer para que acidentes de trabalho sejam evitados? Essa é uma pergunta bem simples de ser respondida: Basta que os procedimentos de segurança sejam definidos de maneira correta e que sejam seguidos de forma adequada.

Além disso, é preciso que os trabalhadores recebam treinamento apropriado para o trabalho em espaços confinados, conforme diz a NR33. Nos tópicos abaixo você pode analisar alguns procedimentos padrão que devem ser seguidos para o trabalho em espaços confinados.

Evitando acidentes em espaços confinados

Antes de entrar em qualquer espaço confinado é preciso avaliar bem toda a atmosfera do local. As avaliações devem ser feitas antes de qualquer trabalhador entrar no espaço confinado.

É importante monitorar de forma contínua a atmosfera onde as atividades estiverem sendo desempenhadas. Observe se as condições de permanência e acesso ao espaço são seguras. Lembre-se de realizar a ventilação do ambiente, monitorando-o com equipamentos adequados.

Quando uma Atmosfera IPVS – Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde, for identificada o trabalhador só poderá entrar no espaço confinado utilizando respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape, ou máscara autônoma de demanda com pressão positiva.

Continue acompanhando mais dicas

Jamais utilize o insuflador como um exaustor, sugando os gases tóxicos para fora. Ao fazer isso, você pode acabar puxando outros gases tóxicos de outras regiões do espaço confinado para a área em que serão realizados os serviços.

É preciso que o insuflador injete ar fresco dentro do ambiente, e somente assim, a insuflação garantirá a inserção contínua de ar fresco, o que previne o acúmulo de outros gases.

Não deixe de utilizar equipamentos de proteção, em bom estado de uso. Além disso, lembre-se de capacitar todos os trabalhadores. Certifique-se de seguir todos os procedimentos para assim poder proteger a saúde da equipe de trabalho. Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais. Divida o conhecimento!