Referência Nacional em
Segurança do Trabalho
Blog

Como elaborar PCMSO? Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

02/07/2018 - - Categoria: pcmso



Objetivo
O PCMSO tem como objetivo prevenir, identificar e combater possíveis riscos à saúde dos colaboradores relacionados ao trabalho.
Este programa faz parte das iniciativas junto com o PPRA e vários outros para diminuir a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

Planejamento
O programa precisa ser planejado de acordo com os riscos e características de cada empresa, avaliando cada atividade, máquinas utilizadas, e possíveis acidentes em determinada área.

O objetivo maior está em fazer análise da relação saúde-trabalho e verificar de que forma esse ambiente afeta o funcionário e prejudica seu desempenho.

Desenvolvimento e elaboração do PCMSO
Para executar este programa são necessárias diversas ações tanto primárias como secundárias.

AÇÕES PRIMÁRIAS:
São as ações preventivas voltadas para a manutenção da saúde, são as noções e informações básicas que se destinam aos trabalhadores em geral.

Essas ações abrangem: orientação individual, palestras, reuniões, folhetos, cartazes e discussões em grupo.

Os assuntos abordados nesta etapa são higiene pessoal e em casa, e cuidados básicos com a saúde.

AÇÕES SECUNDÁRIAS:
São medidas preventivas.

Fazem parte dessas ações o PPRA, Mapa de risco, Planos de ação de saúde, Componentes do prontuário, Resultados de exames médicos, Prontuário, Intercorrências, Situações especiais, Local de guarda e Fichas de exames médico.

Responsabilidades
Compete ao Médico especialista em medicina do Trabalho, com registro no Ministério do Trabalho o papel de gestor, coordenador e executor do programa a partir de data de início.

Primeiros socorros
Toda empresa precisa ter kit de primeiros socorros, ele deverá estar em local de fácil acesso e todos os funcionários devem ter conhecimento. É importante lembrar que é necessário verificar constantemente a validade dos itens, troca quando necessário e reposição caso acabe algum deles.

O kit de primeiros socorros pode conter os seguintes produtos:
5 pacotes de gaze
1 pacote de algodão
1 rolo de esparadrapo comum
1 rolo de esparadrapo Micropore
1 caixa de Band-Aid
1 par de luvas estéreis
1 atadura de crepon 10 cm
1 Termômetro
1 Frasco de Polvidine Tópico – 100ml
1 Frasco de Soro Fisiológico – 500 ml

Relatório final
É necessário que sejam analisados todos os incidentes ocorridos durante o ano, mensurando números e propondo novas mudanças, sempre com o objetivo de melhorar e manter a saúde dos funcionários.

A NR-7 possui orientações para criar este planejamento, sendo assim é importante reunir todos os dados, trocar informações com os funcionários, com a CIPA, e assim realizar um melhor planejamento para o ano seguinte.

É importante que o empregador esteja atento à segurança do trabalho em sua empresa, e sempre procure novas maneiras de diminuir não só os acidentes, como também possíveis riscos.

Como elaborar PCMSO? Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Objetivo O PCMSO tem como objetivo prevenir, identificar e combater possíveis riscos à saúde dos colaboradores relacionados ao trabalho. Este programa faz parte das iniciativas junto com o PPRA e vários outros para diminuir a ocorrência de...
Nossos Cursos
» Atenção!
Atenção!


O Instituto Santa Catarina está ministrando os treinamentos Online e Semipresencial atendendo a nova NR-1 Anexo II - Diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino a distância e semipresencial.

Fique atento e trabalhe em concordância com legislação.

Quero ver como funciona


Ok, Entendi!