Como deve ser o armazenamento de materiais na NR11?

NR 11O armazenamento adequado de materiais é fundamental na prevenção dos riscos nos locais de trabalho. Sendo assim, as normas técnicas pertinentes estabelecem diversas regras de segurança sobre o armazenamento de vários materiais.

A NR11 estabelece algumas regras para o armazenamento em geral, conforme se segue. Para saber mais informações sobre esta importante NR continue acompanhando o nosso post de hoje.

Armazenagem

  • A) O peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso.
  • B) O material armazenado deve ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio, saídas de emergência, etc.
  • C) Material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 0,50 m (cinquenta centímetros).
  • D) A disposição da carga não deverá obedecer aos requisitos de segurança especiais a cada tipo de material.

De forma específica, o armazenamento de substâncias perigosas (inflamáveis e explosivos) merecem cuidados especiais no tocante às normas de segurança, conforme os itens que se seguem.

Transporte de sacos

O transporte manual de sacos é toda atividade realizada de forma contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado integralmente por um só trabalhador. Compreendendo também o levantamento e sua disposição.

Nessa atividade, os principais fatores de risco são: choque com os equipamentos, queda e os agentes ergonômicos, especialmente levantamento de peso. Dessa forma a NR11 determina vários procedimentos de segurança nas operações de transporte de sacos.

Para saber mais sobre esta NR não perca nossas próximas postagens. Vamos falar um pouco mais sobre o transporte de sacos. Ficou curioso? Então fique de olho na nossa página para não perder nenhuma novidade.