Como a cultura influencia na Segurança do Trabalho

Cultura de Seguranca do Trabalho ISCQuando o empresário decide abrir uma empresa precisa ter em mente que haverá necessidade de contratar muitos funcionários, precisa compreender também que cada indivíduo é diferente um do outro, o que exige uma gerência mais atenta às necessidades físicas e psicológicas de seus colaboradores.

No momento em que um novo funcionário integra a equipe, ele vem com suas convicções, seus pensamentos, sua cultura, e é difícil separar caráter profissional do pessoal, o que faz com que as pessoas ajam no ambiente de trabalho conforme tudo o que aprendeu ao longo de sua vida.

Sendo assim, a empresa integra pessoas diferentes, que vieram de ambientes distintos, esse fato influencia diretamente a execução das atividades, como também a cultura da empresa. No entanto, a empresa precisa ter uma cultura própria, e esta por sua vez deverá ser disseminada entre os funcionários, para que fique ainda mais forte.

A Segurança do Trabalho é um dos principais pilares de uma empresa, os funcionários precisam receber treinamentos, participar de integração, conhecer mais a empresa, além de estar abertos a cooperar para minimizar os riscos.

É fato que o número de acidentes na empresa está diretamente ligado à postura dos funcionários com relação a esse assunto - Segurança do Trabalho -, quanto mais dispostos eles estiverem para cooperar, menor será a incidência de acidentes.

A comunicação é outro pilar importante, todos os funcionários precisam receber a mesma informação, para que o objetivo esteja claro e fácil de ser alcançado. A empresa precisa evitar informações distorcidas, orientações mal passadas ou entregue apenas para algumas pessoas, isso faz com que a cada nível de informação, algo seja perdido, e muitas vezes ao chegar no chão de fábrica, a informação está incoerente.

O trabalho em equipe também precisa ser estimulado pela empresa, estudos indicam que equipes onde seus colaboradores trabalham juntos e cooperam entre si, gera resultados muito melhores do que naquelas empresas em que os setores trabalham de forma independente. Nessa cooperação ambos cuidam um do outro, e assim os acidentes são evitados.

A carga horária também influencia na ocorrência de acidentes, uma vez que o funcionário está sobrecarregado, cansado, a atenção diminui, consequentemente o cuidado também, o que poderá provocar graves acidentes. A cultura organizacional precisa estar alinhada com o perfil de seus funcionários, somente assim ambos poderão compartilhar soluções e medidas de segurança.

A cultura de Segurança é difundida em sua empresa?

Há programas específicos para divulgação de medidas de segurança?

No ISC você encontra diversos Cursos Online e Presenciais na área de Segurança do Trabalho, adquira uma formação certificada aceita pelo mercado.

Acesse nosso site, conheça nossa nova plataforma. Estamos preparados para atendê-lo e responder suas dúvidas.