Benefícios alcançados pela implantação da CIPA

Cursos Online - Instituto SCPara controlar o ambiente de trabalho e diminuir a incidência de acidentes de trabalho, é preciso que seja criada uma comissão que tenha por objetivo analisar, levantar informações, e propor possíveis melhorias, esta comissão é chamada CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Muitos trabalhadores desconhecem essa comissão e sua importância para um ambiente de trabalho seguro e que promova a integridade física de seus funcionários. É importante que os funcionários tenham conhecimento sobre ela e colaborem com informações acerca de sua área específica de trabalho, elas serão úteis para definir medidas de atuação.

Formação da CIPA

A formação da CIPA se dá através da eleição de representantes do empregador e dos empregados. Sendo que a quantidade de membros é definida pela NR 5.

Função da CIPA

O principal objetivo da Comissão é estudar o ambiente e identificar possíveis riscos. É importante que seja elaborado um mapa com as áreas em que mais ocorrem acidentes, assim também como a gravidade deles. Após esse estudo, são criadas algumas estratégias, as quais deverão ser monitoradas. As métricas são importantes para que a empresa saiba onde mais precisa atuar, e se as medidas escolhidas estão gerando resultados.

Impactos gerados pela atuação da CIPA

Sua formação é algo determinado por lei, sendo assim, a empresa que não possui-la estará fora das normas. Outro aspecto importante é com relação a redução de acidentes, afastamentos, e até mortes. Uma empresa precisa estar preocupada com a integridade física e psicológica de seus funcionários, proporcionando um ambiente adequado para que possam realizar suas atividades no dia a dia. Levando em consideração também a diminuição da produtividade que ocorre quando o funcionário não está bem.

Resultados alcançados pela CIPA

Disseminação de uma cultura de prevenção de acidentes, a qual orienta de maneira correta os funcionários.

Promove normas de segurança e as inspeciona de forma a ver se estão sendo seguidas adequadamente, para assim verificar os resultados e definir novas metas.

Todos os funcionários precisam estar envolvidos neste processo.
Para isso é preciso ter conhecimento, o qual é possível com base na NR 5.

O curso de CIPA é oferecido pelo ISC, na grade de Cursos Online, Semipresencial e Incompany, se você quer ser membro ou quer auxiliar a comissão de sua empresa, entre em contato e saiba mais detalhes desse e outros Cursos Online oferecidos por nós.