Antiga NR20 x NR20 atualizada

NR 20A antiga NR20 previa a segurança baseada em distâncias, era defasada no estado da arte, uma vez que não tinha o caráter de sistema de gestão. Além disso, era ineficaz na prevenção de acidentes com inflamáveis e combustíveis.

Seus critérios para classificação de inflamáveis estavam desatualizados e não abrangia todos os gases inflamáveis, exceto o GLP. Entretanto, essa situação mudou a partir do momento em que a norma passou a ser vista como a NR20 atualizada.

Participação em cursos de atualização

A NR20 atualizada tem foco na gestão sistêmica, abrange o ciclo de vida de uma instalação, incorpora marcos internacionais, entre outros. Além da importância em realizar os cursos que a NR20 propõe, o trabalhador deve por obrigatoriedade, participar de cursos de

atualização.

Dessa forma, ele ficará informado sobre o assunto e ainda saberá tomar medidas cabíveis, caso seja necessário. Continue acompanhando nosso artigo e confira como devem ser esses cursos de Reciclagem.  

O curso deve ser realizado de imediato.

A NR20 atualizada prevê que o trabalhador deva participar de um curso de atualização, cujo conteúdo será estabelecido pelo empregador da seguinte forma:

A) Básico: A cada 3 anos, com carga horária de 4 horas.
B) Intermediário: A cada 2 anos, com carga horária de 4 horas.
C) Avançado I e II: A cada ano, com carga horária de 4 horas.

O curso de atualização deve ser realizado, de imediato, para os trabalhadores envolvidos no processo/processamento, onde:

a) Ocorrer modificação significativa;
b) Ocorrer morte de trabalhador;
c) Ocorrerem ferimentos em decorrência de explosão e/ou queimaduras de 2º ou 3º grau, que implicaram em necessidade de internação hospitalar;
d) O histórico de acidentes e/ou incidentes assim o exigir.

Além dessas mudanças a NR20 atualizada prevê a obrigatoriedade do plano pedagógico, obrigatoriedade da parte prática e que o aluno estude cada módulo por um tempo determinado, somente assim o curso/certificado será válido e/ou aceito pelo MTE.

E, você? Já atualizou seus cursos? Faça um comentário no nosso post e nos relate suas experiências. Não se esqueça de continuar acompanhando nossas atualizações.