A importância da sinalização para evitar acidentes

Sinalizacao de segurancaA CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), assim como outros programas de segurança que devem ser adotados pelas empresas têm como foco garantir e preservar a saúde e segurança do trabalhador enquanto realiza suas tarefas.

Entre as várias iniciativas para manter o ambiente de trabalho um lugar mais seguro está a sinalização, a qual deve ser usada nas mais diversas situações, entre elas:

  • - proibição: são placas/avisos que proíbem determinado comportamento, o qual pode expor o trabalhador a risco desnecessário;
  • - aviso: indica que o local possui risco ou perigo à segurança;
  • - obrigação: estabelece que determinado comportamento é obrigatório;
  • - indicação: abrange ações não mencionadas nos outros tipos de sinalização;
  • - socorro: indica saídas de emergência ou formas de salvamento;
  • - segurança e saúde: são recomendações por meio de placas, cores, sinais luminosos, comunicações verbais, etc.

É importante que os funcionários recebam treinamento adequado e tenham conhecimento sobre o significado de cada placa no ambiente de trabalho. Quanto maior o conhecimento menor o risco de acidentes pois os funcionários saberão como agir em situações de perigo.

Outro fato que merece atenção são as cores, conforme determinado pela NR26 cada cor é usada para representar uma situação/local, elas não podem ser usadas de forma indevida ou diferente do estabelecido pela NR.

As cores usadas para manter um padrão de sinalização na empresa são: vermelho, amarelo, branco, verde e azul.

Vermelho - é usado em caixa de alarme de incêndio, hidrantes, bombas de incêndio, extintores, portas de saídas de emergência, mangueira de acetileno, transporte com equipamentos de combate a incêndio, etc.

Amarelo - é usado em bandeiras como sinal de advertência, fundos de letreiros, empilhadeiras, tratores, reboques, vigas colocadas à baixa altura, meios-fio, partes baixas de escadas móveis, etc.

Branco - é usado em zonas de segurança, áreas destinadas à armazenagem, localização de bebedouros, direção e circulação por meio de sinais, localização e coletores de resíduos, etc.

Verde - é usado em mangueiras de oxigênio, dispositivos de segurança, localização de EPI, macas, chuveiros de segurança, caixas contendo máscaras contra gases, caixas contendo EPI, etc.

Azul - é usado em "cuidado" está limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço.

A sinalização é necessária em todos os ambientes da empresa, ela garante maior segurança e redução no número de acidentes. A CIPA, técnico de segurança ou outro profissional habilitado deve verificar se a empresa obedece ao estabelecido pela NR26.

Em nosso site é possível encontrar diversos cursos na área de Segurança do Trabalho. Eles podem ser feitos à distância ou presencial conforme necessidade do cliente. Para mais detalhes entre em contato e solicite informações.