A importância da sinalização de segurança

A importancia da sinalizacao de seguranca - Instituto SCDurante o horário de trabalho, assim como nos momentos de tráfego de pessoas é necessário que todos os ambientes estejam sinalizados de acordo com os riscos que oferecem, tais como placas, avisos sonoros, adesivos, etc.

Enquanto as máquinas e equipamentos estão em pleno funcionamento na maior parte das vezes o barulho é muito alto, isso exige que a CIPA, o Técnico de Segurança e a própria empresa tomem medidas para garantir um ambiente mais seguro para os funcionários.

Muitas vezes as pessoas não valorizam ou não prestam atenção aos sinais que são distribuídos no interior da empresa, no entanto, essa sinalização é responsável junto com outras medidas pela diminuição de acidentes e afastamento do trabalho.

Quando o chão está sendo limpo, houve um vazamento, ou qualquer outra situação que deixe o chão molhado é preciso que haja uma placa sinalizadora para evitar que as pessoas sofram quedas ou lesões, esse procedimento deve ser feito também em outras ocasiões.

Num supermercado durante o abastecimento das prateleiras são usados carrinhos, os quais contém grande quantidade de produtos, nesse processo pode haver queda no chão, ou em cima de algum cliente, para evitar acidentes é necessário que hajam placas, e/ou correntes que impeçam o tráfego.

Quando a equipe da prefeitura responsável pela limpeza dos jardins da cidade vão iniciar suas atividades precisam colocar cones/placas os quais mostrem aos carros e pedestres para cuidarem ao passar por ali, evitando que pedrinhas ou outro material atinja os olhos e cause acidentes mais graves.

Durante o desabamento do teto num shopping por exemplo, a primeira providência a ser tomada é isolar a área e informar as pessoas para que elas não passem por ali e usem outro caminho, assim evita que destroços possam causar novos acidentes.

A sinalização é importante e necessária independente do ambiente ou atividade, ela coopera em grande parte para a diminuição de acidentes, por isso é preciso que as pessoas tenham conhecimento sobre o significado de placas, avisos, cones, e saibam como proceder em cada ocasião.

A melhora da qualidade de vida de uma maneira geral só é possível mediante formação e conhecimento técnico e prático, por isso o ISC oferece aos seus clientes diversos cursos na área de Segurança do Trabalho. Se você busca crescimento profissional, mudança de área ou conhecimento técnico, entre em contato conosco e solicite mais informações.