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6 dicas importantes para evitar acidentes

09 / Set - - Categoria: Segurança do Trabalho


Como evitar acidentes

Todos os anos são registrados milhares de acidentes no Brasil, eles são causados pela falta de atenção, descuido, ausência de equipamentos de segurança, falta de treinamento e/ou orientação por parte da empresa, falta de infraestrutura, etc.

Grande parte desses acidentes provocam o afastamento do trabalhador e muitas vezes até sua morte, o que gera custos desnecessários para a empresa e para a família do acidentado.

Pesquisas indicam que muitos desses acidentes poderiam ser evitados se houvesse cautela e atenção ao realizar determinadas atividades. A Construção Civil e a indústria de alimentos são os maiores responsáveis pelo grande número de acidentes no país.

Frente a esse cenário é possível perceber que algumas medidas sendo adotadas diariamente pode contribuir para minimizar os acidentes:

- durante o horário de trabalho é momento de prestar atenção nas atividades que estão sendo realizadas, por isso é necessário evitar distrações como conversas, ouvir música, falar ao celular, etc;

- cada trabalho tem seu próprio tempo, alguns exigem maior rapidez, outros maior atenção, outros exigem ritmo, o trabalhador precisa se adaptar a cada atividade e trabalhar conforme o mesmo exige, qualquer mudança pode ocasionar acidentes;

- quando um funcionário é contratado, tanto a empresa precisa verificar se o funcionário está apto para executar determinada função, como o funcionário precisa se certificar que conhece máquinas e equipamentos, processos, etc., caso tenha dúvidas deverá perguntar ao seu superior e só então voltar ao trabalho;

- é lei no Brasil que em vários locais é proibido fumar, nas empresas no entanto o cuidado deve ser maior, ainda mais naquelas onde há manuseio de combustíveis inflamáveis;

- quando uma máquina apresenta problema deve ser desligada imediatamente, e levar a informação aos responsáveis pela manutenção, trabalhar com máquinas nesse estado pode contribuir para acidentes maiores;

- ordens foram feitas para serem cumpridas, sendo assim, os funcionários devem trabalhar todos os dias respeitando cada uma delas, caso veja um colega que está descumprindo é dever informar ao supervisor.

Para diminuir o risco de acidentes é preciso que cada colaborador assuma sua parcela de responsabilidade, seja proativo e compartilhe suas ideias e sugestões com equipes responsáveis pela segurança tais como a CIPA.

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