Referência Nacional em
Segurança do Trabalho
Blog

5 dicas para melhorar sua nota na redação no ENEM

26/06/2019 - - Categoria: geral



Falta pouco menos de 5 meses para o ENEM 2019. Estudantes de todo país fazem cursinho, estudam em casa, buscam orientações e vão atrás de técnicas para ter bom desempenho no exame. A redação sem dúvida consome mais energia do estudante. Saiba como melhorar sua nota na redação seguindo essas 5 dicas.

O tema da redação é revelado no momento do exame o que exige do candidato preparação e conhecimento amplo sobre diversos assuntos. O tema pode estar relacionado à política, economia, causas sociais ou ambientais, ou ainda notícias atuais como conflitos entre países.

Antes de pegar papel e caneta e começar a praticar é importante saber quais são os critérios de avaliação. A soma desses critérios resultará na nota final.

Conheça as 5 competências

Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Nessa competência os avaliadores verificam se a redação obedeceu aos aspectos básicos da língua portuguesa, evitando erros de português, emprego correto de expressões e concordância.

Competência 2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Nessa competência é avaliado se o candidato se mantém dentro do tema proposto e consegue transformar em texto suas ideias com base em suas experiências de vida e conhecimento de mundo.

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Essa competência avalia a estrutura do texto se o candidato soube expressar suas ideias com clareza. Avalia também se o candidato soube interpretar o tema e organizar suas ideias.

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

É avaliado se o candidato possui amplo conhecimento da língua portuguesa e se sabe usá-la para construir sua argumentação. Não basta concordar ou discordar é necessário ter fortes argumentos para sustentar uma ideia.

Competência 5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Nessa competência é avaliado se o candidato é capaz de trazer soluções ou melhorias para o problema apresentado. É importante ter conhecimento de mundo, fundamentação e clareza para sustentar argumentos e ideias durante a redação.

Escrever de forma coesa é habilidade que se adquire com a prática. O candidato deve buscar temas fora de sua zona de conforto e praticar constantemente. Deve ainda submeter seus textos a avaliação de profissionais com conhecimento técnico e assim medir seu desempenho.

Asteróide detectado!!

Podemos ficar aliviados - desta pedra estamos a salvo. Mas os asteroides representam, sim, um risco enorme para a Terra e para a humanidade. Por existirem aos montes no Sistema Solar, nós ainda não conseguimos mapear as órbitas...
Nossos Cursos
» Atenção!
Atenção!


O Instituto Santa Catarina está ministrando os treinamentos Online e Semipresencial atendendo a nova NR-1 Anexo II - Diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino a distância e semipresencial.

Fique atento e trabalhe em concordância com legislação.

Quero ver como funciona


Ok, Entendi!