Segurança do Trabalho na Movimentação de Cargas em Portos

No setor portuário são desenvolvidas diversas atividades, entre as quais tem destaque a movimentação de carga, que é essencial para o setor. Sendo assim o responsável por operar guindastes é responsável por cuidar da movimentação de máquinas, containers, entre outros materiais, isso envolve embarque e desembarque nos portos.

Para exercer essa função o Operador necessita de conhecimento dos equipamentos, instalações  e segurança, bem como a preservação do meio ambiente e a saúde ocupacional dos demais trabalhadores envolvidos.

É preciso que o operador esteja atento a tudo que ocorre ao seu redor: pessoas andando; caminhão percorrendo o pátio; sinalizações; é fato que qualquer distração por menor que seja pode ocasionar acidentes.

O processo de movimentação de cargas tem ainda como objetivo diminuir os riscos ergonômicos, evitando que os funcionários realizem tarefas muito repetitivas ou carreguem peso em excesso.

Além do guindaste, há outros equipamentos utilizados para movimentar cargas, como: empilhadeira, ponte rolante, elevador de carga, guincho, talhas, caminhão munck e ascensores. Esses equipamentos são encontrados em supermercados, contrução civil, plataformas de petróleo, frigoríficos, etc.

Nesses equipamentos são utilizados alguns acessórios os quais o empregado precisa conhecer, são eles: cabos de aço, ganchos, clips, soquete, olhal de suspensão, roldanas, cadernal, manilhas, cintas, eslinga, etc.

A NR34 em suas diretrizes aborda os cuidados necessários para manter a integridade e segurança no setor naval, cuidando da sinalização, uso de equipamentos de segurança, como proceder se houver vazamento de gás, como trabalhar em ambientes com alta temperatura, entre outras situações.

A NR11 no entanto é específica para movimentação de cargas, independente do ramo da empresa. Desta forma, percebemos o quanto é importante conhecer não somente uma ou duas NRs, mas procurar ampliar o conhecimento e adotar mais e melhores medidas de segurança.

O Brasil é o quarto país em acidentes de trabalho, seja por nigligência, falta de estrutura, ou conhecimento, por isso é preciso investir mais em treinamentos e preparação dos funcionários.  Quando um guindaste deixa um container cair, não há somente danos materiais, há pessoas no pátio que podiam ter morrido, outras máquinas que poderiam ter sido danificadas, e até mesmo a saúde psicológica dos funcionários por terem presenciado uma situação de risco.

Como evitar e prevenir tais situações? Invista em capacitação para sua equipe, é visível a melhora nos resultados. O ISC oferece cursos presenciais e online, qual sua necessidade? Acesse nosso site e confira mais detalhes.

Uma empresa que oferece um ambiente seguro estimula o bom desempenho de seus funcionários.