Realidade virtual na prevenção de acidentes

Treinamentos são uma parte importante quando o assunto é Segurança do Trabalho. Todo empregado ao ser contratado deve participar da integração de acordo com a NR-1 além de treinamentos específicos sobre EPI, máquinas e/ou equipamentos e também os exigidos pela sua função.

As máquinas estão mais modernas, utilizam tecnologia muitas vezes desconhecida pelo empregado e isso exige treinamento mais detalhado, diferentes formas de abordagem além de carga horária mais extensa.

Nos últimos anos diversas empresas vem adotando a Realidade Virtual como ferramenta para otimizar treinamento e melhorar a percepção do trabalhador quanto aos acidentes de trabalho.

O dispositivo é capaz de criar situações do dia a dia nas quais o trabalhador terá que tomar decisões que poderão salvar sua vida e de seus companheiros ou aumentar o número de vítimas.

Muitos empresários acreditam que essa ferramenta aliada à CIPA irá contribuir para reduzir ainda mais os acidentes que ocorrem na indústria. Geralmente no chão de fábrica onde há grandes máquinas, rotatividade de funcionários, troca de turnos, e a linha de produção não pode parar.

Benefícios dos treinamentos com Realidade Virtual

  • - baixo custo na produção dos vídeos;
  • - acompanhamento da evolução individual de cada empregado;
  • - apresentação do conteúdo é mais dinâmica tornando menos cansativo;
  • - maior aprendizado e atenção.

Prevenção de acidentes

No Brasil Realidade Virtual é um assunto novo ainda, porém no futuro poderá ser usada na integração de funcionários, promover a cultura de segurança, além de abranger outros setores em que ocorram acidentes com frequência.

Na empresa em que trabalha já houve debate sobre Realidade Virtual? Você tem conhecimento sobre esse assunto? Conte-nos sua experiência. Lembre-se de compartilhar essa matéria nas redes sociais.