
De acordo com as Normas Regulamentadoras o uso de EPI's é obrigatório em atividades que ofereçam risco ao trabalhador. Além de lesões, quedas e pequenos ferimentos pode ocorrer inalação de substâncias nocivas à saúde. Isso justifica a obrigatoriedade da proteção respiratória.
Conforme exigência do Ministério do Trabalho as empresas são obrigadas a inspecionar o espaço laboral avaliando possíveis riscos que prejudiquem a saúde e segurança do trabalhador isso inclui fornecer equipamentos de segurança adequado à cada atividade.
É importante lembrar que EPI's são fornecidos ao trabalhador sem custo algum devendo ser trocados sempre que houver avarias ou tiver perdido sua função. Em algumas empresas é comum os trabalhadores comentarem sobre o desconforto causado pelos equipamentos de proteção no entanto, precisam ser usados da mesma forma.
O que é PPR?
O Programa de Proteção Respiratória é um conjunto de medidas de segurança implementadas pela empresa que visa proteger a saúde do trabalhador quanto a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é conter as doenças ocupacionais causadas pela inalação de partículas que causem danos.
Qual sua importância?
Os respiradores são equipamentos que protegem a respiração, podendo ser máscaras ou apenas respiradores. Eles evitam que o trabalhador inale substâncias contaminadas e coloque sua vida em risco. Tais substâncias podem ser vapores, gases, poeiras, fumos e névoas.
Quais os tipos de proteção respiratória?
- • respirador facial
- • respirador sem manutenção
- • respirador semi facial
- • equipamento de respiração autônomo
- • sistema de linha de ar
- • acessórios
- • filtros respiratórios
Sobre o treinamento
Para evitar uso incorreto, esquecimento ou mesmo contaminação por imprudência é necessário que o trabalhador receba treinamento e seja orientado quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção respiratória.
Para tornar o ambiente mais seguro é preciso mudar a cultura da empresa. De que forma? Conscientizando a todos da sua importância. Um ambiente seguro não é apenas menos custos para a empresa é uma forma de melhorar a produtividade e o clima organizacional.
Na função que exerce é obrigatório o uso de respirador? Já trabalhou em atividades em que precisou usar? Como foi sua experiência? Deixe um comentário ao final desse artigo.