Quais os danos à saúde mais comuns relacionados à Ergonomia?

Que a ergonomia é um assunto de extrema relevância dentro do mundo empresarial, não há dúvida alguma. Afinal, ela é a responsável por manter a saúde dos colaboradores em dia, bem como por proporcionar ambientes de trabalho mais confortáveis dentro das empresas.

Quando não exercida ela pode causar grandes irreparáveis à saúde dos funcionários.

O que é ergonomia?

Em linhas gerais, a ergonomia pode ser definida como o estudo que visa adequar as condições de trabalho de modo a torná-las mais confortáveis ao ser humano. Nesse sentido, fatores físicos, mentais e sociais são considerados, tornando os locais mais leves e adequados para o desempenho profissional.

Mesmo que esse assunto tenha ganhado mais notoriedade nessa década, a preocupação com a adaptação das condições de trabalho começou muito cedo, desde os períodos pré-históricos.

NR sobre ergonomia

Com o passar dos anos a ergonomia se tornou um tema de relevância ao ponto de ganhar sua própria NR, a 17. A portaria trata sobre a obrigatoriedade das empresas de fornecer condições de trabalho adequadas para seus colaboradores. Nela são citados pontos como:

  • Condições adequadas para atividades de transporte;
  • Mobiliário dos locais de trabalho;
  • Equipamentos de proteção em postos de trabalho;
  • Temperatura e umidade relativa do ar;
  • Iluminação geral e individual;
  • Organização adequada do trabalho em relação às normas de produção, tempo e ritmo de trabalho.

Principais danos causados pela ausência da ergonomia

Mesmo com uma recente queda no número de afastamentos de trabalho, nosso país ainda possui grandes quantidades de acidentes e problemas relacionados a doenças ocupacionais.

Nesse sentido, os principais danos gerados pela ausência de ergonomia nas empresas são:

  • Lesões por esforço repetitivo (LER);
  • Tendinites;
  • Dores crônicas na coluna;
  • Bursites;
  • Lombalgias;
  • Problemas nas articulações, como joelhos e cotovelos;
  • Doenças relacionadas à perda de visão e audição;
  • Transtornos psicológicos como ansiedade, depressão e, em casos mais graves, crises de pânico.

Como você pode observar, adequar os ambientes de trabalho da sua empresa à NR 17 é uma forma de promover a produtividade e evitar afastamentos por doenças ocupacionais. Conheça também quais as medidas de higiene devem ser adotadas no ambiente de trabalho e aprofunde os seus conhecimentos sobre segurança e medicina ocupacional.