05 - Etapas do PPRA e importância do profissional habilitado

É importante que haja uma preocupação com a integridade e segurança do colaborador em toda empresa, sendo assim é preciso que ela esteja atualizada com a criação e implementação do PPRA.

O PPRA prevê os riscos ambientais que podem afetar os funcionários tais como: físicos, químicos e biológicos.

Desta forma ele é analisado e dividido em etapas:

- antecipação e reconhecimento dos riscos;
- estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
- avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
- implantação de medidas de controle e avaliação da sua eficácia;
- monitoramento da exposição dos riscos;
- registro e divulgação de dados.

A empresa se obriga a estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente. O trabalhador por sua vez deverá colaborar e participar na implantação e execução do PPRA, seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA e informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

O PPRA é um programa de ação contínua, não é um documento. Já o documento-base gerado quando de sua elaboração e as ações que compõem o programa podem ser solicitados pelo Fiscal. Caso a empresa possua o documento-base e não existam evidências de que esteja sendo praticado, o Fiscal entenderá que o programa NÃO EXISTE.

Para criação deste programa é preciso visita aos ambientes de trabalho e reconhecimento dos riscos, avaliações qualitativas dos riscos a que se expõem os trabalhadores, avaliação quantitativa nos níveis de pressão sonora e de iluminação, indicação de medidas preventivas ou corretivas para eliminação minimização ou o controle dos riscos ambientais e o mais importante elaboração do Planejamento anual com estabelecimento de prioridades e cronograma a ser seguido.

Cada ambiente da empresa tem seus próprios riscos, dessa forma é preciso que o profissional esteja apto, tenha amplo conhecimento e realmente visite cada área, somente assim será possível identificar e minimizar os riscos ambientais.

Sua empresa possui PPRA? Ele está sendo executado por um profissional competente?