Porque fazer o curso de NR 33?

Porque fazer o curso de 33A Norma Regulamentadora nº 33 – Saúde e Segurança nos Trabalhos em Ambientes Confinados – tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

O objetivo da Norma Regulamentadora 33 é garantir as condições de trabalho em espaço confinado de forma a garantir a segurança e integridade física dos colaboradores. Espaços confinados são passíveis de acidentes, desta forma é preciso que haja planejamento, conhecimento do ambiente, preparação técnica e contratação de profissionais capacitados.

É importante ainda que os equipamentos usados nessas atividades sejam certificados por órgão competente - INMETRO, e ainda que os funcionários saibam como operá-los de maneira adequada, para que acidentes sejam evitados.

Muitas pessoas possuem conhecimento empírico acerca de espaços confinados, no entanto é necessário saber porque fazer curso de NR 33 é importante para a Segurança do Trabalho. Pesquisas recentes identificaram uma diminuição no número de acidentes frente aos investimentos que as empresas fazem em treinamento para seus funcionários, sendo assim, percebemos que quanto mais conhecimento e preparação, mais seguro se torna o ambiente de trabalho.

É grande a dificuldade das empresas em definir o que são espaços confinados, uma vez que eles podem não ser numa ocasião e vir a ser em outra distinta, essa dificuldade ocorre também pois uma área que é considerada espaço confinado em uma empresa pode não ser em outra, por isso é tão importante essa análise que antecipa os trabalhos.

Vários locais podem ser considerados espaços confinados tais como galerias, tanques, digestores, silos e tubulações. A falta de conhecimento e informação sobre como proceder em cada um desses ambientes contribui para a ocorrência de acidentes, o que gera altos custos para a empresa e afastamento para o funcionário, e dependendo da gravidade do acidente pode até causar morte. O curso NR 33 orienta com relação aos procedimentos que devem ser seguidos em atividades como:

  • - limpeza;
  • - inspeção de equipamentos;
  • - manutenção;
  • - reparos;
  • - instalação de equipamentos;
  • - resgate de trabalhadores acidentados.

Para atender aos requisitos de segurança que devem ser praticados pelas empresas o ISC oferece em sua grade o curso de NR 33. Ele é ofertado de forma online, semi presencial e In Company. Para mais informações entre em contato conosco.