Porque as pessoas não gostam de usar EPIs?

Incomoda - a maioria das pessoas vão trabalhar com roupas normais tais como calça jeans, camiseta/camisa e tênis, peças do dia a dia. Quando chegam ao seu local de trabalho precisam muitas vezes trocar o que estão vestindo por macacão, capacete, botas de borracha, muitos profissionais acabam por se sentir aborrecidos com isso.

Higiene - apesar dos equipamentos passarem por limpeza industrial e garantir higienização, muitas profissionais não se sentem confortáveis por exemplo em utilizar peças que foram usadas antes devido à grande rotatividade de uso dos equipamentos.

Esquecimento - com a correria do dia a dia, as pessoas costumam chegar no ambiente de trabalho e já iniciar suas atividades, isso contribui para que esqueçam de pegar e usar seus equipamentos de segurança.

Estado de conservação - devido os equipamentos serem usados por muitos profissionais, com o tempo acabam se desgastando e ficando velhos, por causa da aparência e receio que estrague alguns profissionais oferecem uma resistência a utilização.

Cheiro - em virtude da higienização industrial, as botas/roupas acabam ficando com cheiro característico, muito forte para algumas pessoas, e isso faz com que elas tentem evitar seu uso.

Apesar de todos esses pretextos, salientamos o quanto é importante fazer o uso dos EPI's, uma vez que eles garantem a segurança e saúde do profissional no decorrer de suas atividades.

Um detalhe que pode diminuir a resistência no uso de EPI's é treinamento, se o profissional tiver todo o conhecimento necessário para uma utilização eficiente ele vai querer utilizar, para isso recomendamos o curso de EPI's oferecido pelo Instituto Santa Catarina que pode ser acessado pelo link do Curso de EPI's ISC