O que é o combate a incêndios?

o que e combate a incendiosGrande parte das atividades realizadas atualmente como trabalho envolvem riscos de acidentes, sendo assim, é necessário que os funcionários tenham conhecimento sobre o que fazer nessas situações. Um dos acidentes que podem ocasionar mortes no ambiente de trabalho são os incêndios, isso exige uma equipe bem preparada e habilitada para agir nesse momento.

Para que aconteça o fogo são necessários três elementos: calor, oxigênio e combustível. Sendo assim, uma das formas de evitar incêndios é não permitir que esses três elementos entrem em contato. O calor entre os corpos se propaga de várias formas: condução, convecção e irradiação.

  • - Condução - Essa é a forma mais comum de transmissão de calor. Para que seja transmitido é necessário que o material esteja em contato direto.
  • - Convecção - Essa transmissão ocorre através de gases quentes. Como por exemplo em um prédio em chamas, o calor consegue de propagar devido encontrar caminho pelas escadas, canalização, elevadores, e assim chega aos andares mais altos.
  • - Irradiação - As ondas se propagam pelo ar, sendo assim, o que estiver próximo também sofrerá. Quanto maior o calor, maior probabilidade de outros locais também serem atingidos.

Para combater incêndios são necessárias algumas medidas, como detecção, comunicação, mobilização, deslocamento, planejamento do combate e o combate propriamente dito.

É necessário que a empresa mantenha o ambiente bem sinalizado, com relação às saídas de emergência, ter extintores em locais estratégicos, além de preparar e instruir seus funcionários para que saibam como agir na ocorrência de acidentes. Outra medida muito válida e utilizada pelas empresas é a simulação de incêndios, o que conta com a participação de todos os funcionários, dessa maneira é possível verificar a eficácia das medidas adotadas e melhorar se houver falhas.

Os incêndios são divididos em diversas classes: A, B, C, D e K, o que envolve materiais diferentes, sendo assim, cada material queimado, ou envolvido pelo incêndio exige procedimentos distintos, como por exemplo, se será ou não possível utilizar água para apagá-lo. Para apagar incêndios do tipo A podem ser utilizados extintores de água e espuma, os de classe B somente espuma, e os demais C, D e K não podem usar nem água e nem espuma, exigindo extintores distintos.

O curso de Combate a incêndios tem como principal objetivo formar profissionais capacitados, e que estejam bem preparados para atuar nessas situações, além de colaborar para salvar vidas. A empresa precisa agir de forma a garantir segurança e integridade do ser humano enquanto na realização de suas atividades, isso abrange a profissionalização de seus empregados. Segurança das pessoas está em primeiro lugar.

O ISC atua na área de Segurança do Trabalho oferecendo diversos cursos, entre eles Combate a incêndio. Se você tem interesse nesta área ou quer se capacitar, acesse nosso site e saiba mais detalhes.