O que é importante saber sobre a NR 10?

A Norma Regulamentadora número 10, mais conhecida como NR 10 é um importante conjunto de diretrizes emitidas pelo Ministério do Trabalho. Sua principal função é garantir a integridade de todos os trabalhadores que trabalham especificamente com eletricidade.

O que é a NR 10?

Em primeiro lugar, a Norma Regulamentadora nº 10, assim como as outras normas, está diretamente relacionada com a saúde e o bem-estar do trabalhador. Ela surgiu em junho de 1978 e foi reformulada em 2004.

Objetivos

A princípio, a NR 10 tem como meta principal estabelecer quais são os requisitos mínimos de segurança para o ambiente de trabalho dos profissionais que interagem com eletricidade. Assim sendo, sua meta é garantir a segurança e integridade física destas pessoas.

Aliás, suas principais exigências indicam a obrigatoriedade de curso de NR 10 básico para profissionais que trabalham com a parte elétrica. Além disso, essa norma também define os equipamentos de proteção individual para os trabalhadores, diretrizes de segurança para todos os tipos de instalação e medidas de atuação com alta voltagem.

A quem se aplica?

Conforme pontuamos anteriormente, ela se aplica aos funcionários que trabalham de forma direta ou indireta com eletricidade. E isso inclui todos os profissionais que realizam trabalhos de instalação, manutenção, conserto e demais serviços desta área.

A importância da NR 10 para a saúde e segurança dos trabalhadores

Os serviços relacionados a eletricidades estão presentes tanto nas indústrias quanto nos negócios dos mais diversos segmentos. Dessa forma, torna-se imprescindível contar com o trabalho de profissionais especializados nesta área para garantir o bom funcionamento de instalações e equipamentos em todos estes locais.

Por outro lado, há vários riscos associados a essa profissão. Nesse sentido, a Norma Regulamentadora nº 10 atua de forma a prevenir acidentes e lesões.

Treinamento em NR 10

O treinamento da Norma Regulamentadora é obrigatório para funcionários que trabalhem com instalações elétricas e em caso de:

  • •    Mudança de empresa ou de função;
  • •    Retorno de afastamento do trabalho ou de um período de inatividade;
  • •    Em qualquer momento que houver alterações na estrutura da NR 10.

É importante se ater a estes aspectos para não haver problemas, tanto legais quanto ligados diretamente com a saúde do profissional. Assim sendo, este instrumento deve ser considerado prioritário para a execução adequada de toda e qualquer atividade que envolva energia elétrica.

E você, gostou deste artigo? Então continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado sobre segurança e medicina do trabalho. E veja também: o que mudou na NR 13 em 2020.