O que é Direção Defensiva?

o que e direcao defensivaDiariamente ocupamos dois lugares no trânsito, somos motoristas e/ou pedestres, em ambos os casos precisamos seguir algumas orientações para torná-lo mais seguro para todos. Uma das maneiras é a Direção Defensiva, ela exige que adotemos procedimento preventivo, agindo sempre com cautela.

De acordo com pesquisas realizadas o trânsito caótico resulta num número cada vez maior de acidentes, fazendo diversas vítimas todos os anos e causando muitas mortes. Para diminuir esse número é preciso que o condutor dirija sempre de forma defensiva.

Entre as principais causas de acidentes temos:

  • - problemas mecânicos;
  • - problemas da via;
  • - problemas com o condutor.

Problemas com o condutor abrange:

  • - velocidade acima do permitido;
  • - dirigir sob o efeito de álcool;
  • - falta de atenção e/ou falha na observação;
  • - inexperiência ou falta de conhecimento do loca; etc.

Dirigir de maneira defensiva influencia em ocorrer ou não acidentes. Quanto mais atenção o condutor tiver no momento em que está dirigindo menores serão as chances de provocar um acidente. É fato que grande parte poderia ser evitado se o condutor tivesse mais atenção.

Ser defensivo é cuidar de sua vida e a de outras pessoas, respeitando as leis e estando sempre atento para que se faça um trajeto seguro. Ao serem analisados os acidentes, é possível perceber que eles são causados por uma combinação de fatores, como falta de revisão, estado físico do condutor, desrespeito à sinalização, ultrapassagem perigosa, etc.

O condutor defensivo cuida de suas ações e prevê as ações dos demais condutores, agindo de forma positiva e cooperando para que não ocorra nenhum acidente. A Direção Defensiva utiliza técnicas que torna o trânsito mais seguro para todos.

Dirigir de forma correta significa que você realiza a viagem sem acidentes, sem infrações de trânsito, sem abusos do veículo, sem atrasos de horários, e, sem faltar com a devida cortesia.