NR 20 líquidos combustíveis e inflamáveis

NR 20 seguranca com produtos inflamaveisSegundo algumas definições contidas na NR 20, os líquidos inflamáveis são aqueles que possuem ponto de fulgor maior ou igual a 60ºC. Os gases inflamáveis são aqueles que inflamam com o ar a 20ºC, juntamente com uma pressão padrão de 101,3 kPa.

Já os líquidos combustíveis, são considerados como líquidos com ponto de fulgor maior que 60ºC e menor ou igual a 93ºC. O ponto de fulgor do etanol, por exemplo, gira em torno de 13ºC. Esse é um valor baixo, e justamente por esse motivo é considerado inflamável.

Em contrapartida, o ponto de fulgor da madeira é de 150ºC, que precisa de calor extremo para gerar uma temperatura favorável para a liberação de gases.

Saiba mais sobre a NR 20

A NR 20 estabelece os requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no ambiente de trabalho. Ela age contra os fatores de riscos de acidentes provenientes das atividades de produção, extração, armazenamento, transferência, manuseio, assim como manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Curso

Para quem deseja se capacitar pode fazer um curso na área, normalmente os cursos são voltados para profissionais da área como frentistas, por exemplo. Veja como os cursos são divididos:

• Curso básico

O objetivo dessa modalidade é ensinar o aluno como manipular com segurança, líquidos e combustíveis inflamáveis. O curso orienta o aluno a atuar da forma mais adequada em situações de vazamentos ou incêndios.  

• Curso intermediário

Tem como objetivo capacitar profissionais na gestão da segurança e saúde no trabalho, contra todos os fatores de riscos de acidentes provenientes das atividades de extração, armazenamento, transferência, manuseio, produção e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

• Curso avançado

Essa modalidade tende a capacitar as equipes de respostas às emergências e da operação, em questões relacionadas à Norma Regulamentadora nº 20, diante das suas responsabilidades em relação à segurança do trabalho.

Você já trabalhou na área de combustíveis e inflamáveis ou conhece alguém que faz esse tipo de serviço? Divida suas experiências conosco através de um comentário em nosso post.