
Quando falamos em higiene o primeiro pensamento que vem à mente é limpeza. No entanto, quando o assunto é Segurança do Trabalho higiene está relacionada as condições do ambiente em que o indivíduo se encontra e se ele oferece riscos ou não ao trabalhador. Mas quais medidas de higiene contribuem para a Segurança do Trabalho?
A Higiene Ocupacional é uma ferramenta que auxilia na prevenção de acidentes promovendo qualidade de vida e evitando possíveis doenças que possam surgir durante a jornada de trabalho.
Diariamente o trabalhador é exposto a situações de riscos que podem prejudicar sua saúde e segurança. Por esse motivo faz-se necessário que a empresa conte com profissionais capacitados na área de Segurança do Trabalho que saibam reconhecer tais riscos.
A Higiene Ocupacional abrange exposições de curto e longo prazo que possam causar doenças como alergias, problemas de pele, insuficiência respiratória, problemas na coluna e outras doenças mais graves.
Riscos no ambiente de trabalho
RISCOS FÍSICOS
- - ruídos;
- - umidade;
- - má iluminação;
- - radiação;
- - temperaturas extremas; etc.
RISCOS QUÍMICOS
- - vapores;
- - gases;
- - fungos;
- - neblina;
- - poeiras; etc.
RISCOS BIOLÓGICOS
- - bactérias;
- - vírus;
- - protozoários; etc.
RISCOS ERGONÔMICOS
- - extensa jornada de trabalho;
- - postura inadequada;
- - máquinas/equipamentos não adaptados; etc.
Programa de Higiene do Trabalho
O processo de Higiene Ocupacional envolve reconhecimento, avaliação e controle dos riscos. Na primeira etapa é feito o reconhecimento das tarefas, processos e os riscos encontrados no local de trabalho.
A segunda etapa é quantitativa. Ela envolve medição dos níveis de exposição dos trabalhadores como ruído, temperatura, iluminação, entre outros. Após esse estudo é preciso iniciar o controle onde são determinados os níveis aceitáveis de exposição. Esse processo visa garantir a integridade física e a saúde do trabalhador.
Na empresa em que você trabalha há diálogo sobre Segurança do Trabalho? Há medidas de Higiene Ocupacional? Como sua empresa age frente a esses riscos? Compartilhe sua experiência!