Entendendo mais sobre a NR20

Entendendo mais a NR 20Você sabia que no Brasil são comercializados cerca de 350 milhões litros de combustíveis por dia? Esse volume gera um faturamento equivalente a mais de 5% do PIB do país, o que deixa claro o quanto esse setor é importante.

A NR20 trata-se de uma Norma que regulamenta atividades que movimentam inflamáveis e combustíveis. O sistema de gestão desta NR tem foco na gestão da segurança e na saúde do trabalhador. E o Ministério do Trabalho e Emprego tem autoridade de notificar, multar e até mesmo interromper o funcionamento de postos que não estiverem atendendo aos requisitos impostos pela Norma.

Aspectos importantes da NR20

Esta NR possui vinte itens normativos que abrangem todo o ciclo da vida de um posto de serviço, desde o projeto inicial, passando pela operação, manutenção do serviço, até a desativação de suas instalações.

É de extrema importância lembrar que quando ocorrer uma fiscalização, as multas serão aplicadas de maneira gradativa, levando em consideração o número de empregados do posto, assim como a quantidade de tópicos não atendidos em cada item. Abaixo criamos uma lista com os principais documentos da NR20 para as empresas.

  • * Análise de riscos;
  • * Projeto de instalação;
  • * Análise de Acidentes;
  • * Procedimentos Operacionais;
  • * Plano de Inspeção e Manutenção;
  • * Plano de Resposta a Emergências;
  • * Certificados de capacitação dos trabalhadores;
  • * Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e identificação das fontes de emissões fugitivas.

Os possíveis riscos dos produtos inflamáveis

Existem alguns riscos que envolvem o manuseio de produtos inflamáveis, tais como: a eletricidade estática, brasas de cigarro, compressão adiabática que ocorre sempre que um gás ou vapor é comprimido, ou faíscas.

No caso das faíscas, vemos que o impacto de uma ferramenta contra uma superfície sólida pode acabar gerando uma alta temperatura, em função do atrito. A NR20 é, portanto uma NR indispensável para o setor de combustíveis e inflamáveis.