
Você sabia que no Brasil são comercializados cerca de 350 milhões litros de combustíveis por dia? Esse volume gera um faturamento equivalente a mais de 5% do PIB do país, o que deixa claro o quanto esse setor é importante.
A NR20 trata-se de uma Norma que regulamenta atividades que movimentam inflamáveis e combustíveis. O sistema de gestão desta NR tem foco na gestão da segurança e na saúde do trabalhador. E o Ministério do Trabalho e Emprego tem autoridade de notificar, multar e até mesmo interromper o funcionamento de postos que não estiverem atendendo aos requisitos impostos pela Norma.
Aspectos importantes da NR20
Esta NR possui vinte itens normativos que abrangem todo o ciclo da vida de um posto de serviço, desde o projeto inicial, passando pela operação, manutenção do serviço, até a desativação de suas instalações.
É de extrema importância lembrar que quando ocorrer uma fiscalização, as multas serão aplicadas de maneira gradativa, levando em consideração o número de empregados do posto, assim como a quantidade de tópicos não atendidos em cada item. Abaixo criamos uma lista com os principais documentos da NR20 para as empresas.
- * Análise de riscos;
- * Projeto de instalação;
- * Análise de Acidentes;
- * Procedimentos Operacionais;
- * Plano de Inspeção e Manutenção;
- * Plano de Resposta a Emergências;
- * Certificados de capacitação dos trabalhadores;
- * Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e identificação das fontes de emissões fugitivas.
Os possíveis riscos dos produtos inflamáveis
Existem alguns riscos que envolvem o manuseio de produtos inflamáveis, tais como: a eletricidade estática, brasas de cigarro, compressão adiabática que ocorre sempre que um gás ou vapor é comprimido, ou faíscas.
No caso das faíscas, vemos que o impacto de uma ferramenta contra uma superfície sólida pode acabar gerando uma alta temperatura, em função do atrito. A NR20 é, portanto uma NR indispensável para o setor de combustíveis e inflamáveis.