Energias renováveis em alta: a expectativa chega a 147 gigawatts (GW) adicionais só em 2016

Energias renovaveis Instituto SCSegundo recente relatório disponibilizado pela REN21, rede de interesses múltiplos em energias renováveis, a implantação de sistemas de geração de energia verde nunca foi tão bem sucedida quanto em 2015.

Em todo o mundo, a capacidade de geração de potências energéticas teve um aumento estimado em 147 gigawatts, o que tornou as fontes de energia limpa competitivas dentro do já estabelecido mercado energético de combustíveis fósseis.

Além de auxiliarem no cuidado com o meio ambiente, outra das vantagens presentes no crescimento de instalações energéticas renováveis é a distribuição mais limpa e barata para quem ainda não tem acesso à energia.

A principal impulsão deste investimento de quase 286 milhões de dólares em geração de energia limpa é o preço competitivo que boa parte das energias renováveis oferecem em boa parte do mundo, quando comparadas aos combustíveis à base de petróleo.

O crescimento das energias eólica e solar foi o mais significativo, segundo o relatório da REN21, graças ao estabelecimento de metas de instalação e a aplicação de políticas voltadas a este tipo de energia em mais de 146 países.

Um exemplo da aplicação destas políticas foi a recente notícia de que Portugal funcionou por quatro dias inteiramente à base das energias renováveis – solar, eólica e hídrica.

O país é um dos grandes exemplos de investimentos em instalações energéticas verdes, com metade de suas necessidades energéticas sendo supridas por fontes renováveis desde 2013.

 

Energias renováveis além do meio ambiente

A diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera é um dos principais alavancadores para o investimento em energias renováveis, já que diminuem o efeito estufa e a poluição do ar, solo e água.

Porém, a utilização mais frequente destes geradores de energia amigos do meio ambiente também representa vantagens em outras esferas da sociedade, como a economia.

O caso de Portugal é um exemplo disso – já que o impacto positivo da utilização de energias limpas se mostra muito além da preocupação ambiental, atingindo também a esfera econômica de forma direta.

Por 48% de sua energia consumida ser renovável, com a eólica representando 22% deste total, o país reduziu consideravelmente a importação de combustíveis fósseis e carvão.

Isso teve um impacto direto nas esferas macro e micro da economia, já que o país está gastando menos; assim como o consumidor individualmente, que consegue economizar na conta de energia graças aos preços mais baixos que a alternativa renovável oferece.

Empregos também são gerados com o crescimento do investimento mundial em energias renováveis. Os avanços tecnológicos e a consequente redução dos custos de instalação e produção permitiram que, atualmente, 8.1 milhões de pessoas trabalhem nesta área em todo o mundo, o que é um número animador devido às constantes quedas no mercado energético tradicional.

Lidar com energia elétrica em todos os seus setores requer cuidado e informação. Tanto para quem trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias energéticas, como para quem lida com a manutenção doméstica e empresarial do fornecimento de energia, é importante ter noções de segurança no trabalho.

Prepará-lo para as adversidades e ajudá-lo a entender os riscos de trabalhar lidando com eletricidade é um dos objetivos do curso NR 10, que oferece preparação teórica aprofundada para estar sempre pronto a realizar suas tarefas com segurança.

E o Brasil?

Elaborada no final de 2015 pelo Ministério de Minas e Energia (MME), uma previsão indicava que as energias renováveis corresponderiam a 42,5% do total da matriz energética do Brasil. Considerando apenas a geração de energia elétrica, essa porcentagem subiria para 84% graças à abundância de usinas hidrelétricas no território nacional. O principal destaque brasileiro de geração de energia alternativa vai para os ventos.

Em 2015, segundo o Ranking Mundial de Energia e Socioeconomia, o Brasil foi considerado o 10º maior produtor de energia eólica em todo o mundo, o que mostra o grande potencial da utilização dos ventos como geradores no país.

O potencial de geração de energia solar no país é muito grande, mas os investimentos ainda precisam de atenção. Quando comparada à eólica, a energia gerada a partir do sol ainda precisa ser melhor explorada em solo brasileiro.

Segundo estimativas, o Brasil seria capaz de gerar até 100 mil megawatts de energia utilizando os painéis solares, o que seria suficiente para suprir quase a totalidade do consumo de energia em todo o país.