Treinamento em
Segurança do Trabalho
Blog


Categorias
Nossos Cursos
Estados

Energias renováveis em alta: a expectativa chega a 147 gigawatts (GW) adicionais só em 2016

30 / Jun - - Categoria: NR 10 Segurança com Eletricidade


Energias renovaveis Instituto SC

Segundo recente relatório disponibilizado pela REN21, rede de interesses múltiplos em energias renováveis, a implantação de sistemas de geração de energia verde nunca foi tão bem sucedida quanto em 2015.

Em todo o mundo, a capacidade de geração de potências energéticas teve um aumento estimado em 147 gigawatts, o que tornou as fontes de energia limpa competitivas dentro do já estabelecido mercado energético de combustíveis fósseis.

Além de auxiliarem no cuidado com o meio ambiente, outra das vantagens presentes no crescimento de instalações energéticas renováveis é a distribuição mais limpa e barata para quem ainda não tem acesso à energia.

A principal impulsão deste investimento de quase 286 milhões de dólares em geração de energia limpa é o preço competitivo que boa parte das energias renováveis oferecem em boa parte do mundo, quando comparadas aos combustíveis à base de petróleo.

O crescimento das energias eólica e solar foi o mais significativo, segundo o relatório da REN21, graças ao estabelecimento de metas de instalação e a aplicação de políticas voltadas a este tipo de energia em mais de 146 países.

Um exemplo da aplicação destas políticas foi a recente notícia de que Portugal funcionou por quatro dias inteiramente à base das energias renováveis – solar, eólica e hídrica.

O país é um dos grandes exemplos de investimentos em instalações energéticas verdes, com metade de suas necessidades energéticas sendo supridas por fontes renováveis desde 2013.

 

Energias renováveis além do meio ambiente

A diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera é um dos principais alavancadores para o investimento em energias renováveis, já que diminuem o efeito estufa e a poluição do ar, solo e água.

Porém, a utilização mais frequente destes geradores de energia amigos do meio ambiente também representa vantagens em outras esferas da sociedade, como a economia.

O caso de Portugal é um exemplo disso – já que o impacto positivo da utilização de energias limpas se mostra muito além da preocupação ambiental, atingindo também a esfera econômica de forma direta.

Por 48% de sua energia consumida ser renovável, com a eólica representando 22% deste total, o país reduziu consideravelmente a importação de combustíveis fósseis e carvão.

Isso teve um impacto direto nas esferas macro e micro da economia, já que o país está gastando menos; assim como o consumidor individualmente, que consegue economizar na conta de energia graças aos preços mais baixos que a alternativa renovável oferece.

Empregos também são gerados com o crescimento do investimento mundial em energias renováveis. Os avanços tecnológicos e a consequente redução dos custos de instalação e produção permitiram que, atualmente, 8.1 milhões de pessoas trabalhem nesta área em todo o mundo, o que é um número animador devido às constantes quedas no mercado energético tradicional.

Lidar com energia elétrica em todos os seus setores requer cuidado e informação. Tanto para quem trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias energéticas, como para quem lida com a manutenção doméstica e empresarial do fornecimento de energia, é importante ter noções de segurança no trabalho.

Prepará-lo para as adversidades e ajudá-lo a entender os riscos de trabalhar lidando com eletricidade é um dos objetivos do curso NR 10, que oferece preparação teórica aprofundada para estar sempre pronto a realizar suas tarefas com segurança.

E o Brasil?

Elaborada no final de 2015 pelo Ministério de Minas e Energia (MME), uma previsão indicava que as energias renováveis corresponderiam a 42,5% do total da matriz energética do Brasil. Considerando apenas a geração de energia elétrica, essa porcentagem subiria para 84% graças à abundância de usinas hidrelétricas no território nacional. O principal destaque brasileiro de geração de energia alternativa vai para os ventos.

Em 2015, segundo o Ranking Mundial de Energia e Socioeconomia, o Brasil foi considerado o 10º maior produtor de energia eólica em todo o mundo, o que mostra o grande potencial da utilização dos ventos como geradores no país.

O potencial de geração de energia solar no país é muito grande, mas os investimentos ainda precisam de atenção. Quando comparada à eólica, a energia gerada a partir do sol ainda precisa ser melhor explorada em solo brasileiro.

Segundo estimativas, o Brasil seria capaz de gerar até 100 mil megawatts de energia utilizando os painéis solares, o que seria suficiente para suprir quase a totalidade do consumo de energia em todo o país.

Bloqueio e etiquetagem de fontes de energias perigosas

Etiquetagem eletrica Entende-se como energias perigosas: a energia elétrica, energia pneumática, energia hidráulica, energia química, energia de radiação, energia mecânica, energia por gravidade e energia...

Riscos no uso de cabos (NR10)

Risco de choque com cabos eletricos A cada 15 segundos 151 trabalhadores se acidentam. Esse é um número extremamente alarmante e é por esse motivo que existem as NR’s, para garantirem a saúde e a segurança do funcionário no ambiente de...

Técnicas de trabalho sob tensão (NR10)

NR 10 A NR10 tem como objetivo estabelecer os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos...

3 causas de acidentes de origem elétrica

Evitar acidentes eletricos De acordo com pesquisa realizada pela Abracopel foi possível perceber que nos últimos anos acidentes de origem elétrica tiveram grande aumento. Além dos choques fatais ou não, descarga atmosférica envolvendo...

NR 10 - Segurança em instalações elétricas

Riscos com energias A NR 10 é uma Norma que estabelece as mínimas condições de trabalho a trabalhadores que possam interagir com instalações elétricas, assim como serviços de alta tensão. Essa Norma abrange...

Segurança do Trabalho em Instalações - NR 10 Riscos elétricos

Seguranca em instalacoes, nr 10 Segurança do Trabalho é um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos para garantir a saúde e integridade do indivíduo por meio das normas regulamentadoras. A NR 10 - Segurança em instalações e...

Importância da NR 10 em instalações elétricas

NR 10 para Inatalacoes A NR 10 tem como objetivo determinar as condições de segurança em atividades que envolvam instalações elétricas. Todo processo de desenvolvimento e execução de qualquer projeto que tenha...

4 dicas de primeiros socorros em choque elétrico

Primeiros Socorros Primeiros socorros são aqueles cuidados necessários assim que ocorre um acidente até que chegue ao local ajuda especializada, como o corpo de bombeiros. Para que haja possibilidade de salvar a vítima é...

NR10 e os serviços de eletricidade

NR 10 - Servicos com eletricidade A NR10 (Norma Regulamentadora 10) teve sua primeira publicação no ano de 1978 e passou por uma revisão no ano de 2004. Devido a algumas modificações relacionadas a questões de documentação e...

NR 10 e os riscos do trabalho com eletricidade?

NR 10 e os Riscos do Trabalho com Eletricidade A NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade é um dos cursos mais procurados quando o assunto é Segurança do Trabalho. Grande parte das atividades numa empresa depende da eletricidade...

NR10 como evitar acidentes de origem elétrica

Curso NR10 Técnicas de Análise de Risco

Curso nr10 dicas para fazer aterramento seguro

NR 10 - Como evitar choque elétrico no trabalho

Porque é preciso fazer o curso de NR 10?

Energias renováveis em alta: a expectativa chega a 147 gigawatts (GW) adicionais só em 2016

O que é NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade

Equipamentos de proteção individual exigidos pela NR 10

Qual profissional está apto a trabalhar com a NR 10?

Importância da NR 10 para eletricistas e engenheiros

De que forma a NR 10 contribui para a SST?

NR 10 - Dicas importantes para trabalhar com eletricidade

Como proceder quando ocorrer choque elétrico? - Curso NR 10

Falta de Conhecimento Técnico da NR 10 Gera Acidentes

Quem pode ministrar o curso de NR10?

Como funciona o curso NR10?

Curso NR10 - Quem deve fazer?

NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

NR10 PDF - A NR 10 em PDF

Normas Regulamentadoras Comentadas: NR10, NR35 e NR 33

Aplicação da NR 10 em Situações do Dia a Dia

NR 10 atualizada | Saiba o que dispõe a nova NR 10

Equipamentos de segurança obrigatórios pela NR 10

5 profissionais que podem fazer o curso NR 10 online

NR 10 e 16 (ELETRICIDADE E PERICULOSIDADE)

Nossos Cursos