Referência Nacional em
Segurança do Trabalho
Blog



Categorias
Nossos Cursos
Estados

Curso NR33 - Quem deve fazer?

18 / Jan - - Categoria: NR 33 Espaços Confinados


Quem deve fazer o curso nr 33?

É importante conhecer quem deve fazer o curso NR33. Essa norma regulamentadora é fundamental, pois dispõe os elementos básicos de segurança e proteção para os trabalhadores que exercem suas funções em espaços confinados.
Sendo assim, o curso NR33 destina-se a operadores, técnicos, encarregados, engenheiros e colaboradores com cargos de supervisão que realizam suas atividades em espaços confinados.
Após a conclusão do curso, os trabalhadores estão aptos a exercerem suas funções e praticar ações de primeiros socorros em caso de acidentes nos espaços confinados em que trabalham.

 

Os espaços confinados

Uma das questões que mais deixam dúvidas é a definição de espaço confinado de acordo com as disposições da norma regulamentadora NR33.
Segundo a NR33, são caracterizados como espaços confinados todos os ambientes que não foram projetados para suportar a presença humana de maneira contínua. Embora esses espaços sejam grandes o suficiente para acomodar um trabalhador, sua presença prolongada não é indicada e pode trazer riscos à integridade física deste colaborador.
Em linhas gerais, esses espaços têm seus meios de entrada e saída limitados e a ventilação do local não é adequada para o suprimento de oxigênio necessário para o trabalhador.
Além disso, a falta de meios para a circulação do ar no local contribui para a permanência de agentes contaminadores e agressivos à saúde.
Os exemplos de locais de trabalho que são caracterizados como espaços confinados são: galerias, tanques de armazenamento, porões diversos, silos, caldeiras, ductos de ventilação e outras tubulações, vasos, colunas, entre outros.

 

 

Os deveres do empregador

Os empregadores que contratam trabalhadores para atuar em espaços confinados de acordo com as definições acima possuem deveres quanto à identificação e preservação destes locais.
Os espaços confinados, por serem ambientes desfavoráveis à presença contínua de colaboradores em seus interiores, devem apresentam condições mínimas de segurança para que acidentes sejam evitados.

 

 

Portanto, cabe ao empregador:

• Exigir que as disposições da norma regulamentadora NR33 sejam cumpridas de maneira plena e completa. Essa medida protege não só o trabalhador como a empresa, garantindo sua idoneidade no mercado.
• Identificar todos os locais de operação de sua empresa que se enquadram na definição de espaços confinados.
• Além disso, o empregador tem como dever informar a todos os colaboradores e empresas terceirizadas quais são seus espaços confinados.
• Depois de identificados, esses locais deverão ser administrados de acordo com as normas de segurança e técnicas de prevenção, aliando ações dos diversos departamentos para garantir que esses locais sempre apresentem condições ideais de trabalho.
• Além disso, é dever do empregador garantir que os colaboradores que exercem as funções nesses espaços sejam capacitados para tais tarefas. O curso de capacitação da NR33 tem validade de 12 meses, sendo necessária sua renovação.
• No caso de risco de acidente, o empregador deve suspender imediatamente as atividades nos locais confinados e iniciar os procedimentos de abandono do local de maneira eficiente e segura.

 

 

 

A prevenção é a melhor medida de segurança

Os termos de segurança que constam na norma regulamentadora NR33 ainda são as medidas de segurança mais eficazes para empregadores e trabalhadores.
Uma empresa que segue as disposições da NR33 garante condições ideais aos seus trabalhadores para que esses possam exercer suas funções com segurança e proteção.


 

 

 

 

NR33 e o funcionamento dos equipamentos utilizados

NR 33 A NR33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle de riscos existentes, de forma a garantir...

NR33 - Identificação de espaços confinados

Espaco Confinado A NBR 14787 (2001) define como espaços confinados qualquer área que não seja projetada para ocupação humana contínua. A qual tem meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação...

Como evitar acidentes no espaço confinado?

Espaco confinado A NR33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação do espaço confinado assim como o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes que possa garantir a...

Identificação de espaços confinados (NR33)

Riscos em espacos confinados Entende-se como espaços confinados, qualquer área ou ambiente não projetado para a ocupação humana contínua ou que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente...

O que é um trabalho em Espaço Confinado? (NR 33)

Trabalho em espaco confinado Espaço confinado é aquele local de difícil acesso de entrada/saída no qual o trabalhador realizará suas atividades e exige cuidados especiais. A NR 33 determina as condições de Segurança do...

NR 33 - Diferenças entre vigia e supervisor de entrada nos espaços confinados

Diferencas entre NR33 trabalhador e supervisor A NR 33 tem como principal objetivo estabelecer requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados, assim como a avaliação, reconhecimento, monitoramento e controle de riscos existentes. Para...

Quais os riscos do trabalho em espaços confinados?

Espaco Confinado Espaço confinado é um ambiente de difícil acesso e que apresenta condições adversas ao indivíduo. A NR 33 é a Norma Regulamentadora que determina as condições de segurança a serem...

NR33 trabalho em Espaços Confinados

Trabalho em espacos confinados A NR33 recebe o título de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Essa Norma estabelece práticas para a identificação de espaços confinados. Trata-se da...

Curso NR 33: Cuidados ao trabalhar em espaços confinados

NR 33 - Os cuidados ao trabalhar em espacos confinados Grande parte das atividades realizadas pelas indústrias requer que os funcionários tenham acesso a espaços confinados, isso exige que esses locais ofereçam segurança e garantam a integridade física do...

Porque fazer o curso de NR 33?

Porque fazer o curso de 33 A Norma Regulamentadora nº 33 – Saúde e Segurança nos Trabalhos em Ambientes Confinados – tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o...

Como funciona o curso NR33?

Segurança do Trabalho em Áreas com Atmosferas Explosivas

Curso NR33 - Quem deve fazer?

O que é NR 33? Segurança para trabalhos em espaços confinados

NR 33 - Espaço confinado

NR 33 - Curso Atmosferas Explosivas - Detecção de vazamentos

A NR-33 pode proteger você e sua equipe durante o trabalho

Nossos Cursos