Como fazer uma APR (Análise Preliminar de Risco)?

Como fazer APR - Instituto SCPara dar início a qualquer projeto é necessário primeiramente avaliar as condições do ambiente de forma que a realização de atividades não resulte em acidentes e gere afastamento dos funcionários.

Essa avaliação recebe o nome de APR (Análise Preliminar de Risco), ela consiste em avaliar todas as etapas do trabalho assim como os riscos envolvidos. Os riscos encontrados durante a APR poderão ser estudados e consequentemente adotadas novas medidas de segurança.

A APR assim como outros programas adotados pela empresa contribuem para um ambiente mais seguro, de forma a reduzir o número de acidentes, afastamentos, lesões e até mortes decorrentes do trabalho.

As informações coletadas pela APR poderão ser usadas futuramente pelo PPRA, PCMSO, pela CIPA, PCA, e com base nesses dados é possível modificar as condições de trabalho oferecendo mais EPI's, alterando a disposição de máquinas, layout de setores/áreas de trabalho, tendo em mente sempre a integridade e saúde do colaborador.

Como fazer uma APR

  • - conhecer a área de trabalho e as atividades que serão desenvolvidas durante um trabalho específico;
  • - fazer entrevista com todos as pessoas que estarão à frente do projeto, ou seja, são responsáveis direto de um determinado trabalho;
  • - todas as informações fornecidas por funcionários, gestores, supervisores e demais pessoas envolvidas no processo deverão ser anotadas de forma eficiente;
  • - o próximo passo será a elaboração da APR, ou seja preenchimento do documento;
  • - tendo nota de tudo, é o momento para analisar cada etapa do processo de maneira individual;
  • - após a conclusão do documento é preciso que seja feita revisão pelo gestor da empresa ou responsável direto, caso seja necessário alguma alteração;
  • - sendo aprovada essa APR, tudo o que nela contém deve ser transmitido aos funcionários que estarão ligados diretamente na execução desse trabalho, todos deverão assinar após leitura.

Tal como todas as NRs a APR (Análise Preliminar de Risco) exige o envolvimento de gestores e funcionários, para que o projeto seja executado até o final evitando que ocorram acidentes.

O curso APR (Análise Preliminar de Risco) está disponível na grade do ISC, para mais informações entre em contato conosco através do e-mail, chat ou 0800.