Como elaborar uma PT – Permissão de Trabalho?

A Permissão de Trabalho consiste na atividade de regulamentar todos os procedimentos e medidas para um trabalho seguro. Trata-se, na verdade, de uma checklist onde se inclui informações relativas a fatores que podem trazer riscos para a segurança. Entre eles constam dados operacionais, estruturais e preventivos, entre outros. Confira a seguir como elaborar uma PT.

O que é Permissão de Trabalho?

A princípio, a Permissão de Trabalho é um documento onde estão descritas todas as medidas que uma empresa precisa tomar realizar um trabalho seguro. Por meio de sua elaboração e aplicação, é possível prevenir acidentes. Além disso, esse item também estabelece diretrizes e normas para oferecer as condições de trabalho ideais para o profissional.

Além disso, para que serve a PT?

Ademais, a Permissão de Trabalho também cumpre com funções importantes e fundamentais para o bom andamento do trabalho de uma empresa. São elas:

• Assegurar a segurança em atividades manuais, envolvendo manutenção e diversos tipos de equipamentos;

• Informar sobre os procedimentos corretos e seguros para a elaboração de cada atividade em uma empresa;

• Prever cada etapa da realização de determinado trabalho, tendo em mente todos os riscos potenciais de acidentes;

• Regulamentar diretrizes para condições de trabalho em ambientes fechados, ou sob circunstâncias específicas.

Como elaborar uma PT - Permissão de Trabalho?

Se você está precisando saber como elaborar uma PT de forma adequada, saiba que em primeiro lugar é preciso redigir um documento em duas vias. Uma delas será entregue no próprio local de trabalho, enquanto a outra ficará em posse do setor de segurança do trabalho. Além disso, na PT deverão constar alguns itens específicos:

  • •    Informações completas sobre todos os riscos oferecidos pelo local de trabalho;
  • •    Presença de formulário de análise de risco preenchido e assinado pelos participantes;
  • •    Um guia de orientações formais para desenvolver o trabalho com segurança;
  • •    A sinalização de que todas as medidas de segurança para o local de trabalho foram tomadas;
  • •    Medidas que indiquem os procedimentos a serem tomados em caso de acidentes ou imprevistos.

É importante que as informações da Permissão de Trabalho estejam disponíveis para todos os funcionários. Além disso, todas as diretrizes estabelecidas pelo documento devem ser obedecidas. Inspeções periódicas também precisam ser realizadas no local de trabalho e suas considerações precisam constar na PT.

Levando em conta a importância e necessidade deste documento, não deixe de buscar por informações sobre como elaborar uma PT para sua empresa. Afinal, trata-se de uma medida de segurança e eficiência para os funcionários desempenharem seu trabalho.

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