Como avaliar condições de segurança em usinas eólicas

A segurança em usinas eólicas é um dos principais aspectos para o bom funcionamento deste serviço. Por trazer um método de fornecimento de energia, esses locais precisam cumprir com alguns requisitos específicos para que alcancem os resultados pretendidos de forma segura. Portanto, é preciso que cumpram com certas diretrizes.

O que são usinas eólicas?

Também chamados de parques eólicos, as usinas eólicas são locais que contam com o uso de tecnologia para transformar a energia do vento em energia útil. Este processo é realizado por meio de aerogeradores individuais, aparelhos semelhantes a moinhos de vento.

Estes aparelhos estão ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica para direcionar a energia obtida dos ventos. Nesse contexto, os profissionais que atuam nestes locais precisam de segurança em usinas eólicas para evitar acidentes, controlar riscos e desempenhar adequadamente a manutenção de equipamentos.

Como avaliar as condições de segurança em usinas eólicas?

Em primeiro lugar, para poder cumprir com este objetivo, existe a chamada Norma Regulamentadora (NR) 35. Ela é responsável por estabelecer requisitos mínimos de proteção com relação a trabalhos em altura. Sua estrutura envolve o planejamento, avaliação e execução de tarefas. Assim sendo, as condições de segurança em usinas eólicas estarão de acordo se houver:

Treinamento específico

A NR 35 determina que os profissionais que trabalham em altura, como é o caso de quem faz a manutenção em aerogeradores, devem passar por um treinamento obrigatório para isso.

Uso de EPIs adequados

Além disso, a segurança em usinas eólicas também determina que os trabalhadores de parques eólicos contem com EPIs específicos, a saber:

• Capacetes;

• Linha de vida;

• Luvas;

• Proteção para olhos entre outros.

Consideração de riscos indiretos

Além das questões diretamente ligadas com a manutenção dos aparelhos, também deve ser levado em conta se há riscos de queda, lesões por esforços repetidos e condições adversas de tempo, por exemplo.

Condições adequadas de trabalho

Por fim, a segurança em usinas eólicas também compreende avaliar as condições adequadas de trabalho. Dentro desse item, alguns aspectos estão presentes, como por exemplo, sinalização e isolamento da área de trabalho. Além disso, é preciso considerar o fornecimento de materiais e ferramentas.

A partir destas diretrizes gerais, já é possível avaliar as condições de segurança em usinas eólicas com sucesso. No entanto, é importante ter em mente que para uma análise e avaliação adequada, o melhor é contar com serviços especializados para fazer esta tarefa. Nesse caso, conte com o Instituto Santa Catarina para estar em conformidade com a NR 35 e dessa forma fornecer as condições de segurança certas para os funcionários da sua empresa.