Treinamento em
Segurança do Trabalho
Blog


Categorias
Nossos Cursos

Como criar a CIPA na sua empresa?

16 / Fev - - Categoria: NR 05 CIPA


Cipa Instituto SC

Criar a CIPA na sua empresa é parte do cumprimento das disposições da norma regulamentadora NR 05. Embora seja simples, obedecer a um protocolo de criação, implantação e execução das tarefas da CIPA dentro da sua empresa merece atenção e cuidado.

Em 1978 as normas regulamentadoras foram criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para garantir que os trabalhadores pudessem ser contratados para exercer determinadas atividades com os requisitos básicos de segurança e proteção.

 

Objetivos da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem o objetivo principal de prevenir e reduzir os acidentes e doenças oriundas das atividades exercidas, para que o ambiente de trabalho esteja de acordo com as normas de preservação da vida e a promoção da saúde dos trabalhadores.  

Manter a harmonia, tranquilidade e, acima de tudo, a segurança no ambiente do trabalho é o maior investimento que uma empresa pode fazer. Cuidar de seu pessoal aumenta a produtividade e o engajamento do trabalhador com a própria empresa.

Além disso, o trabalhador tem a garantia da preservação de sua integridade física, o que faz com que desenvolva suas funções com mais competência.

A CIPA, além de analisar e indicar possíveis perigos no ambiente de trabalho, também observa atitudes incorretas que possam levar ao afastamento de trabalhadores devido a doenças laborais, o que onera o empregador e incapacita dos trabalhadores.

Portanto, implantar a CIPA é de vital importância para a redução desse tipo de situação.

 

Guia para criar e implantar a CIPA na sua empresa

Quem deve compor a CIPA

A CIPA é constituída por representantes do empregador e dos trabalhadores que trabalharão juntos para um bem comum.

O número de integrantes da CIPA deve ser calculado de acordo com o número de empregados até o momento da constituição da mesma. Além disso, é preciso consultar o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) para saber em qual grupo a empresa se enquadra.

Por exemplo, uma empresa de até 100 empregados e parte do grupo C-1 ou C-2 deverá implantar uma CIPA composta por três membros titulares e três membros suplentes.

Como preparar as eleições dos membros da CIPA

As eleições referem-se apenas aos representantes dos empregados. Ao serem realizadas pela primeira vez, as eleições para a CIPA são de responsabilidade do administrador da empresa, o qual deve protocolar junto ao sindicato da categoria, a convocação das mesmas.

Quando já há uma CIPA ativa, as eleições para novos membros deverão ser providenciadas com até 60 dias de antecedência do término da gestão corrente.

Na ocasião das eleições

Os interessados em se candidatarem para integrar a CIPA terão um prazo de 15 dias para se inscreverem.

Ao ser estabelecido o dia das eleições, o edital de convocação deverá ser fixado em local de fácil acesso e que fique bem visível a todos os trabalhadores. A eleição acontece durante o expediente normal.

Os votos são secretos e individuais em células com o nome de cada trabalhador e com a assinatura do responsável pela eleição no verso.

 

Resultados das eleições

A apuração dos votos também acontece durante o expediente normal e deverá ser fiscalizada por representantes dos empregados e do empregador, preferencialmente logo após o término da votação.

O resultado da eleição deverá constar de uma ata e ser amplamente divulgado para que todos saibam a composição dos novos membros da CIPA.

Uma nova eleição deverá ser realizada anualmente.

 

Representantes do empregador

Os representantes oficiais e os suplentes do empregador deverão ser escolhidos pelo próprio empregador.

 

Treinamento obrigatório

Antes de tomarem posse, os novos membros da CIPA deverão participar de um treinamento obrigatório para ganharem conhecimento sobre todos os procedimentos que serão de suas responsabilidades.

Compreender a importância da CIPA é contribuir para o bem estar físico dos trabalhadores e do estreitamento das relações entre empregador e empregados para um ambiente de trabalho tranquilo e seguro.

 

 

Como dimensionar a CIPA na sua empresa passo a passo

Curso CIPA A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) deve estar presente nos mais diversos tipos de empresas. Essa comissão tem por objetivo criar medidas para prevenir e diminuir o número de acidentes por meio de...

Qual objetivo da cipa

Objetivo da CIPA Objetivo do Curso de CIPA Objetivo do curso CIPA A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar...

O que é CIPA: saiba mais sobre suas atribuições

Cipa De acordo com a NR 5 a CIPA é uma comissão que deve estar presente nas empresas com mais de 20 funcionários e seu objetivo é verificar as condições de trabalho e garantir mais segurança e qualidade de...

Quais são as principais atividades da CIPA?

Atribuicoes da CIPA A CIPA (Comissão interna de prevenção de Acidentes) exerce um forte papel na sociedade, visto que hoje no Brasil o número de acidentes de trabalho ocorre diariamente, ou seja, a cada dez minutos um trabalhador morre...

Por que fazer o curso de CIPA?

Porque fazer o curso de cipa A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão formada por funcionários que tem entre suas funções analisar o ambiente de trabalho e os possíveis riscos de acidentes...

Estabilidade dos membros e presidente da CIPA

Estabilidade dos membros da CIPA - Instituto SC A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma das partes fundamentais de uma empresa, afinal, seu objetivo é observar e relatar todas as condições de risco nos ambientes de trabalho e,...

Benefícios alcançados pela implantação da CIPA

Cursos Online - Instituto SC Para controlar o ambiente de trabalho e diminuir a incidência de acidentes de trabalho, é preciso que seja criada uma comissão que tenha por objetivo analisar, levantar informações, e propor possíveis...

A importância da Análise e Mapa de Risco

Mapa de Risco Instituto SC O ambiente de trabalho deve ser um local que ofereça condições ideais de segurança e proteção aos trabalhadores para que estes possam exercer suas funções com tranquilidade e...

CIPA - Para que serve? O treinamento é obrigatório?

Curso de Cipa Instituto SC A norma regulamentadora NR5 dispõem os requisitos básicos para a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)...

Como criar a CIPA na sua empresa?

Cipa Instituto SC Criar a CIPA na sua empresa é parte do cumprimento das disposições da norma regulamentadora NR 05. Embora seja simples, obedecer a um protocolo de criação, implantação e execução das...

Primeiros Socorros: A importância de Possuir Conhecimento

Informações Importantes Sobre NR 05 (CIPA) e sua Aplicação

A importância da CIPA para diminuir Acidentes de Trabalho

O que é CIPA? Importante instrumento da segurança no trabalho

Planos de Contingência: Um novo desafio para o SESMT

01 - CIPA - Objetivo - Constituição

02 - CIPA - Organização

03 - CIPA - Atribuições

04 - CIPA - Funcionamento

05 - CIPA - Treinamento

06 - CIPA - Processo Eleitoral

07 - CIPA - Contratantes e Contratadas

NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Nossos Cursos