

Esta norma tem como objetivo manter a integridade física de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade, como também aquelas que estejam próximas a instalações elétricas, onde possa haver riscos de acidentes e consequentemente necessidade de medidas de prevenção.
Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
Independente do local ou situação, estamos em contato com a eletricidade todos os dias, seja na empresa, em casa, no shopping, numa reforma de pequeno ou grande porte, o que muda é a atenção necessária para evitar acidentes.
Situações do cotidiano as quais requerem atenção, porém ocorre registro de acidentes com frequência:
- Poda de árvores nas vias públicas;
- Instalações de consumo;
- Limpeza das áreas verdes das subestações;
- Limpeza em áreas energizadas (salas/quadros de comando);
- Sala de baterias;
- Construções;
- Reformas;
- Redes telefônicas;
- Instalações de antenas de TV;
- etc.
São atividades como essas que demandam atenção e conhecimento básico acerca dos cuidados necessários, além é claro evitar choques, tais como o uso de equipamentos de proteção individual, conferir se o quadro de energia está desligado ao iniciar o trabalho, a atenção deve ser maior ainda no caso de chuvas, raios, fios desencapados, ou ligações mal feitas.
Existem três formas distintas de ocorrer o choque elétrico:
- O choque estático acontece com o contato com equipamentos que possuem eletricidade estática, como por exemplo, um capacitor carregado.
- O choque dinâmico é através do contato ou excessiva aproximação do fio fase de uma rede ou circuito de alimentação elétrico descoberto.
- Através do raio, acontece o choque atmosférico que é o recebimento de descarga atmosférica.
Medidas que podem diminuir e evitar o risco de choques elétricos e acidentes:
- Não sobrecarregue tomadas com vários aparelhos usando T's.
- Quando terminar de passar roupa, certifique-se que o ferro está desligado, deixe esfriar antes de guardar.
- Ao instalar antenas ou qualquer outro aparelho, cuidado com os fios e cabos elétricos.
- Nunca mude a posição da chave do chuveiro enquanto o mesmo estiver ligado.
- Trabalhos próximos a rede elétrica (corte de árvore, reforma residencial, instalações diversas) oferecem grandes riscos, por isso deve-se entrar em contato com a CELESC e verificar como proceder para isolar a área.
Antes de iniciar qualquer obra saiba o que determina a NR10. Ela garante menos riscos e maior qualidade do trabalho. O ISC em sua grade de cursos oferece aos seus clientes várias NR's, entre elas a NR10, acesse nosso site e obtenha mais informações.
Trabalho bem feito é aquele que garante a segurança dos trabalhadores durante sua execução!
O ISC deseja a todos os clientes, alunos e empresas um Feliz Natal, e que o espírito de segurança esteja mais forte a cada dia.