A importância da prevenção contra a AIDS

Prevencao da AIDSDe acordo com o MTE todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos de administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados, precisam constituir CIPA. Consequentemente uma de suas atribuições é propor diálogos sobre a prevenção da AIDS.

Mesmo com toda tecnologia e acesso à informação que temos atualmente a AIDS continua sendo uma das doenças que faz mais vítimas. Por isso é tão importante que medidas de prevenção sejam abordadas no ambiente de trabalho. Apesar do assunto ser delicado deve ser posto à mesa e discutido de forma responsável e consciente.

De acordo com pesquisar a maioria das empresas consideram importante abordar esse assunto nas reuniões da CIPA porém a prática é bem diferente. Seja por considerar o assunto pouco relevante ou surgimento de outros mais importantes e urgentes para o empregador.

A AIDS muitas vezes é considerado um assunto alheio ao trabalho pois não está ligado diretamente às funções do trabalhador, para muitos não é considerado um "acidente de trabalho", no entanto afeta sua produtividade. As pessoas passam a maior parte do tempo em seus empregos sendo assim é importante que recebam treinamento e orientações para se prevenir.

Os jovens estão começando a vida sexual cada vez mais cedo o que deveria preocupar pais e órgãos do governo e saúde. É fato que muitas escolas não estão preparadas para abordar esse tema e orientar seus alunos. Porém é necessário que sejam promovidas ações como distribuição de folders, preservativos, palestras, e debates para que dúvidas sejam esclarecidas.

Como a AIDS é transmitida

  • * sexo oral, anal e vaginal;
  • * compartilhar agulhas;
  • * transfusão de sangue.

Como a AIDS não é transmitida

  • * banho de piscina;
  • * picada de inseto;
  • * suor, sáliva, lágrima, etc.

O que falta muitas vezes é informação. Tanto pela administração da empresa em abordar o tema nas reuniões da CIPA, quanto pelo interesse dos funcionários em questionar seus empregadores. Essa doença está por aí e pode ser transmitida a qualquer pessoa que não se cuide. A CIPA da sua empresa aborda esse tema? Compartilhe com a gente sua experiência.